Portimão: 4 mil espetadores no arranque da Cidade Europeia do Desporto

ouvir notícia

Cerca de quatro mil pessoas marcaram presença no espetáculo multimédia realizado no Portimão Arena, no passado dia 18 de janeiro, para dar o pontapé de saída do projeto “Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019”.

Depois dos Amor Electro terem interpretado pela primeira vez o hino da Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), intitulado “Acredita”, subiram ao palco Rosa Mota e Jorge Pina, embaixadores da CED 2019, que dirigiram algumas palavras de incentivo à prática desportiva regular. Segundo o atleta paraolímpico Jorge Pina, natural da cidade, “não podia haver melhor lema do que o que foi escolhido (‘Mais desporto para todos’), porque inclusão rima com Portimão e o que realmente importa é que as pessoas aproveitem todas as oportunidades disponibilizadas para praticarem desporto de forma regular”.

Os Amor Eletro interpretaram o hino da CED

Quanto à campeã olímpica Rosa Mota, disse que “foi com grande honra” que aceitou o convite, expressando uma certeza: “Contém comigo para marcar presença em vários eventos ao longo deste ano, pois sou um exemplo de que não há idade limite para sairmos de casa, largar o sofá, e experimentar a prática desportiva ao ar livre.”

- Publicidade -

Na assistência podiam ver-se alguns dos desportistas embaixadores e padrinhos deste projeto, nomeadamente Miguel Praia, campeão europeu e mundial de motociclismo, Miguel Martinho, campeão mundial de windsurf, Duarte Benavente, piloto de motonáutica F1, os velejadores Luís Brito e Beatriz Gago, os surfistas Frederico Magalhães, Francisco Canelas, João Bracourt e Gustavo Gouveia, ou Rafaela Araújo (taekwondo), entre outros.

Marcelo promete deslocar-se a Portimão

Na sua intervenção, a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, endereçou um cumprimento especial ao associativismo local, “pelo esforço e dedicação a esta causa”. “Queremos que os portimonenses encarem a prática desportiva regular como uma mais-valia para a sua saúde e bem-estar, para que sejam mais felizes na terra onde vivem. Portimão é sinónimo de desporto e tem todas as condições para sê-lo cada vez mais”, afirmou a autarca, que desafiou os presentes a participarem no projeto, apoiando igualmente os clubes do concelho.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gravou um vídeo transmitido nos ecrãs do Portimão Arena, prometendo que se deslocará à cidade para assistir a algumas das provas agendadas. No final, expressou um “abraço de convicção de que este será um ano bem-sucedido, tanto a nível da projeção interna, como externa”.

Mais de 600 eventos até ao final de 2019

Até ao final do ano, Portimão vai receber mais de 600 eventos, com a participação de 40 mil atletas, sendo de destacar a etapa inicial da 45ª Volta ao Algarve em Bicicleta (20 de fevereiro), os Campeonatos Nacionais de Clubes de Triatlo e de Triatlo por Estafetas Mistas (23 e 24 de março) o Campeonato do Mundo de Windsurf (20 de abril a 5 de maio), o Europeu de Ultimate Frisbee (6 a 11 de maio), o Open de Portugal em Golfe (9 a 12 de maio), o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica (17 a 19 de maio), a Festa Nacional da Ginástica (28 a 30 de junho), o Torneio Pré-época Liga Portuguesa7La Liga (19 a 21 de junho), a Record Master Cup em Futsal (23 a 25 de agosto), o Mundial de Superbikes (5 a 8 de setembro), a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica (6 a 8 de setembro), a Elite Cup de Hóquei em Patins (20 a 22 de setembro), o Europeu de Vela Adaptada (5 a 13 de setembro), o Rally Casinos do Algarve (1 e 2 de novembro) ou o Portugal Fit (30 de novembro e 1 de dezembro).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.