Portimão apoia famílias vulneráveis com cartão solidário

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Portimão lançou esta semana o Cartão Solidário, que vai apoiar as famílias mais vulneráveis no concelho que sofrem dificuldades financeiras causadas pela pandemia de COVID-19, assegurando assim a aquisição de alimentos através da emissão de vales solidários para compras no Mercado Municipal da cidade, anunciou a autarquia. 

Este novo apoio é destinado exclusivamente a residentes em Portimão, de idade igual ou superior a 18 anos, que sofreram quebra abrupta e acentuada no valor dos rendimentos mensais em resultado da situação pandémica da COVID-19, e cujo valor máximo per capita não ultrapasse o ordenado mínimo nacional.  

Os interessados podem solicitar o Cartão Solidário através do preenchimento da Declaração para Apoio Social, disponível no balcão de atendimento da Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, ou através do website da autarquia. 

- Publicidade -

O apoio tem a duração de três meses e foram criados quatro escalões diferentes, com valores entre os 100 e os 250 euros por mês. 

Este cartão inclui a emissão de vales solidários, que têm um valor de cinco euros e a validade de um mês, a contar da data de emissão. 

Os vales servem para comprar bens alimentares em 40 operadores do Mercado da Avenida São João de Deus, dos setores de talho, pescado, frutas e legumes. 

Nos últimos três meses verificou-se um aumento significativo das refeições confecionadas diariamente nas cantinas sociais de várias instituições de apoio social de Portimão, bem como a entrega mensal de cabazes com produtos essenciais a pessoas e famílias carenciadas.  

Neste momento, são confecionadas uma média de 600 refeições diárias, distribuídas por várias instituições do concelho. 

Quanto aos cabazes para agregados familiares carenciados, e distribuídos mensalmente pela Associação Cultural e Recreativa de Alvor, ADRA – Associação Adventista Para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, Cáritas e Associação Flor Amiga, são compostos por alimentos não perecíveis e frescos, duplicaram para a média atual de 638 unidades. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.