Portimão: Atividades ajudam deficientes a superar adversidades

ouvir notícia

A Associação Teia d’Impulsos, em parceria com o município de Portimão, está a promover uma nova temporada do FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia.

A ideia é “proporcionar cada vez mais a crianças e jovens com várias deficiências um programa de atividades e ações ao longo de todo o ano, com vista à inclusão, integração e ocupação das mesmas na sociedade, em pleno exercício da sua cidadania”, sublinha a associação.

Assim, dando continuidade ao sucesso da primeira edição em 2018, este ano, o FICA surge não apenas num contexto de férias escolares, mas também de ocupação de tempos livres, oferecendo uma resposta complementar à escola, com vários períodos de atividades já calendarizados: o primeiro está a decorrer de 4 a 6 de março, enquanto os seguintes têm lugar de 8 a 22 de abril, de 10 de junho a 15 de setembro e de 15 a 30 de dezembro.

- Publicidade -

No primeiro período, são realizadas atividades de dança, expressão plástica, culinária e hortas, com a colaboração de instrutores e o apoio da equipa da Teia d’Impulsos, amigos e voluntários. Nos outros períodos, as crianças e jovens deficientes terão a oportunidade de dançar, fazer teatro, yoga e meditação, cerâmica, andar à vela, ir ao cabeleireiro, passear e até mesmo patinar no gelo.

O projeto das Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia surgiu em 2018. Para além do valor lúdico, desportivo e cultural, este projeto de caraterísticas únicas e inovadoras no Algarve distingue-se pelo carácter social e pedagógico e vem preencher uma lacuna de organização e resposta social que se verifica ao nível da oferta de programas de férias especializados para as crianças e jovens com necessidades especiais.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.