Portimão Bike Weekend promove a bicicleta como estilo de vida citadino

ouvir notícia

A iniciativa é dinamizada por aficionados das bicicletas associados ao Portimão Cycle Chic, grupo criado por dois jovens, Jorge Mourinho e Michael Vieira, que têm em comum o gosto por circular em bicicleta e pelo estilo de vida ligado a essa prática.

O evento começa no dia 17 de janeiro, a primeira de muitas sextas-feiras em é que será lançado o convite para que as pessoas se desloquem de bicicleta, quer para o trabalho, quer para a universidade, para as compras ou para um café com os amigos, aproveitando o dia com a sua cidade.

É objetivo dos promotores que a “Sexta de Bicicleta” seja uma realidade durante este ano em Portimão, encorajando o uso de bicicletas em deslocações urbanas, à semelhança daquilo que já acontece noutras cidades, num movimento que é apadrinhado pela MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (https://www.facebook.com/mubi.pt).

- Publicidade -

Recorde-se que em Portimão, existem 130 lugares de estacionamento de bicicletas em várias praias e nalguns pontos da cidade, resultante do projeto “É p’ro menino e p’ra menina”, um trabalho inovador e criativo de arte urbana da autoria de Ricardo Jorge da “Ekofive” desenvolvido pela empresa municipal Portimão Urbis, a partir da reciclagem de velhas bicicletas e de suportes de estacionamento.

Um dos locais que tem estacionamento para bicicletas é o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, onde a partir das 21h30, e com entrada livre, será exibido o documentário “Cycle me Home”, que retrata a aventura de Levi, um estudante de cinema húngaro que, após terminar o programa Erasmus em Madrid, decidiu voltar a Budapeste de bicicleta e desafiou outros a pedalar com ele ao longo de 38 dias, num total de 3824 Km.

O primeiro dia do Portimão Bike Weekend encerrará com uma Sprint Party, marcada para as 23h00 no Marginália Bar, com entrada livre, na qual os amantes de bicicletas poderão estimular o seu espírito competitivo e o gosto por bater marcas pessoais ao inscreverem-se por 2 euros para um “sprint” ao som de dois Djs.

A manhã de sábado, 18 de janeiro, terá como cenário a zona ribeirinha de Portimão, ao longo da qual existe uma ciclovia utilizada por muitos que por aqui pedalam diariamente e onde, entre as 11h00 e as 13h00, aqueles que estiverem “destreinados” podem receber aulas de bicicleta.

Em simultâneo, e no mesmo local, junto ao “Burguer Ranch”, que também se associa à iniciativa, irá decorrer uma Cicloficina, onde serão explicadas regras básicas de manutenção de uma bicicleta, desde mudar um pneu furado até às componentes que devem ser lubrificadas, entre muitas outras dicas fornecidas com o apoio do Clube Bicross de Portimão.

A partir das 14h30, o “# Instapedal” promete juntar apaixonados por fotografia e por bicicletas à porta do TEMPO para um passeio fotográfico, convidando-os a captar a cidade de Portimão sob outro prisma e a partilharem esses momentos no Instagram.

Este é o primeiro #instameet realizado no sul do país em bicicleta e terá a duração aproximada de uma hora, sendo aberto à participação de todos os interessados que, para além da bicicleta, deverão levar máquina fotográfica ou o seu “smart phone”.

Quem tiver um gosto especial por provas de bicicleta, poderá participar, a partir das 16h30, na “AlleyCat Race”, que pela primeira vez se realiza no Algarve e que desafia os participantes a viverem o dia-a-dia de um estafeta em bicicleta.

Com partida do coreto da zona ribeirinha de Portimão, a prova associa o espírito competitivo ao gosto de conduzir uma bicicleta, ganhando o concorrente que chegar em primeiro lugar à meta com os checkpoints todos feitos: as inscrições custam 2 euros e podem ser feitas no local, sendo obrigatório o uso de capacete e mochila.

O Portimão Bike Weekend terminará em ambiente de festa, com ponto de encontro marcado para as 23h00 na Alameda da República.

De referir que desde maio passado as noites de quarta-feira em Portimão são “Night Rides”, reunindo a partir das 21h00 no coreto na zona ribeirinha de Portimão um número crescente de amantes da bicicleta, para passeios descontraídos a pedalar pela cidade e arredores (http://vimeo.com/73582544).

Todas estas ações pretendem estimular uma cultura de ciclismo urbano, revitalizar os centros das cidades e fomentar um novo estilo de vida citadino, incentivando um número crescente de pessoas que adotam a bicicleta no seu dia-a-dia.

O Portimão Bike Weekend conta com o apoio do Município local, do Clube de Bicross de Portimão, do Projeto 3 ¼, do Projeto Pimba e de toda a comunidade de amantes de bicicleta.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.