Portimão: Caçar, cozinhar e comer como na pré-história

ouvir notícia

.

Os monumentos megalíticos de Alcalar vão ser palco de mais uma recriação pré-histórica, com entrada livre, no dia 21 de abril, entre as 10h00 e as 19h00.

Durante este dia, os participantes poderão conhecer o quotidiano das populações pré-históricas, através de um conjunto de ateliês práticos representativos das atividades de caça, olaria, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem.

Os responsáveis salientam que este “é um dia de experiências fundamentadas pelos estudos já realizados sobre o território alcalarense e os trabalhos desenvolvidos por parte de investigadores das universidades de Estugarda, Córdoba e pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa”.

- Publicidade -

Este ano, haverá uma oficina de gravura com base nos padrões gráficos das placas de xisto, bem como um novo ateliê exemplificando processos de fundição do cobre.

A arqueologia experimental também volta a marcar a oferta desta iniciativa, com um conjunto de propostas que permitirão ao visitante participar e assistir à preparação dos alimentos até à sua confeção. Os mariscos, berbigão, ameijoa e o peixe fazem igualmente parte da ementa que os mais curiosos poderão provar. Sem fósforos nem facas, a equipa, especializada neste tipo de experimentação vai fazer o fogo e preparar os alimentos como se recuássemos 5000 anos utilizando os instrumentos de pedra.

O visitante fica ainda a conhecer as práticas do talhe de líticos e outros materiais que possivelmente seriam usadas no fabrico das ferramentas, machados, pontas de setas, enxós e flechas, entre outros.

Neste dia, também a música está em destaque com um espetáculo integrado no programa “365 Algarve”, da Orquestra InterCultural, marcado para as 18h00.

Este “Dia na Pré-História” está inserido no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e é promovido pelo museu de Portimão e Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com o município de Monchique e as juntas de freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.