Portimão celebra 88 anos de cidade

ouvir notícia

.

Nesta terça-feira, 11 de dezembro, Dia da Cidade, são vários os momentos oficiais que irão assinalar a efeméride, como o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, a romagem ao túmulo de Manuel Teixeira Gomes, a sessão solene no Salão Nobre onde intervirão os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, a inauguração do topónimo de homenagem ao padre Arsénio Castro da Silva e a homenagem a funcionários municipais e a entidades e individualidades que se destacaram em prol da comunidade, não faltando uma festa popular com a participação de artistas locais.

As comemorações do Dia da Cidade de Portimão são um momento por excelência para o envolvimento do movimento associativo local, que mais uma vez preparou um programa de festividades a decorrer nas três freguesias do município, pautado por manifestações desportivas, culturais e lúdicas, num município marcado pela força do movimento associativo.

Portimão assinala este ano o 88º aniversário de elevação a cidade com um diversificado conjunto de iniciativas que espelham as diferentes áreas de atuação e pulsar do município, do desporto à cultura, passando pelo associativismo e pela cidadania ativa, sem esquecer o empreendedorismo, a reabilitação urbana ou o ambiente.

- Publicidade -

Até 17 de dezembro, Portimão vive dias marcados por diferentes atividades, nomeadamente em termos de cidadania ativa, com a divulgação das propostas mais votadas relativas ao Orçamento Participativo, o lançamento pela Associação Teia D’Impulsos do livro onde se coligem as principais conclusões da primeira série dos debates Teia D’Ideias, que reuniram vários representantes da sociedade em torno de temas de interesse para o município, precedido da conferência “Cidadania Ativa- a importância da intervenção social nos tempos que correm”.

Também num exercício de cidadania ativa, o município lançou o desafio aos alunos entre o 9º e o 12º ano para participarem no concurso “Portimão: Regresso ao Futuro”, traduzindo através da escrita, desenho/pintura ou projeção as suas ideias sobre o futuro da cidade. Neste âmbito, terá lugar a Assembleia Extraordinária Sub 18, na qual os delegados de turma das Escolas EB 2,3 e do Ensino Secundário do concelho são convidados a eleger os três melhores trabalhos em cada uma dessas áreas.

Os autores dos trabalhos selecionados irão integrar o painel de oradores da conferência “(a)mar (a) cidade”, que terá abertura a cargo de Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal de Portimão e onde serão conferencistas Nuno Sá – fotógrafo e especializado em vida marinha selvagem, Afonso Cruz, escritor, ilustrador, músico e realizador de cinema de animação, e Rodrigo Moita de Deus, autor dos polémicos vídeos “O que os finlandeses não sabem sobre Portugal” e “Ich bin ein Berliner”.

A pensar no bem-estar das populações, será celebrado um protocolo de colaboração entre a Câmara de Portimão e os Agrupamentos de Centros de Saúde do Barlavento, com o objetivo de combater a obesidade infantil e promover a atividade física regular dos utentes dos Centros de Saúde, assim como é lançado o convite à população para participar na marcha-passeio solidária a favor das crianças do Lar Bom Samaritano.

Portimão também consagra particular importância às questões ambientais e nesse sentido será inaugurada a ligação da Mexilhoeira Grande à Via Algarvia, passando assim o município a integrar este projeto regional que visa ligar o Baixo Guadiana ao Cabo de S. Vicente, atravessando o interior do Algarve.

Numa altura em que ganha relevância acrescida a capacidade de dar a volta à conjuntura desfavorável, através do espírito empreendedor e da criatividade, o Município promove um workshop no âmbito do ciclo “Empreender e gerir com sucesso”, bem como mais uma Beta Talk, que permitirão a partilha de experiências na vertente do empreendedorismo.

Celebrar o Dia da Cidade passa também por apresentar soluções de regeneração urbana, com a divulgação da marca POR TI e dos quatro programas de incentivo à reabilitação urbana da zona antiga de Portimão.

A arte e a cultura marcarão forte presença ao longo das comemorações, com destaque para o concerto de António Pinho Vargas integrado na Trilogia de Piano, que numa iniciativa inédita a nível nacional trouxe a Portimão os melhores pianistas portugueses da atualidade, sendo ainda de sublinhar a 19ª edição do Encontro de Coros do Algarve, que volta a reunir na cidade grupos corais de todo o país, para atuarem nas igrejas do município e cujo espetáculo final se realizará no TEMPO.

Para além de diversas exposições que ficarão patentes na Casa Manuel Teixeira Gomes, no Museu de Portimão e no TEMPO, serão lançados os livros dos autores locais “Portimão, Cidade com História – De Vila Nova a Portimão”, assinado por Nuno Inácio, e “Confissões de Vagamundo”, de Carlos Filipe Silva.

Esta também é a ocasião para ser prestada homenagem aos campeões portimonense que se destacaram ao longo da última época em várias modalidades, quer a nível regional quer nacional e internacional, na já tradicional Gala do Desporto 2012.

Pelo terceiro ano consecutivo, a conceção da imagem alusiva ao Dia da Cidade foi fruto do projeto desenvolvido em parceria entre o Município e o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e que envolve as turmas de Design deste estabelecimento de ensino, tendo sido selecionada a proposta da aluna Tânia Lourenço, do 2º ano daquele curso, que se inspirou na envolvência marítima de Portimão.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.