Portimão dá voz às novas gerações no Dia da Cidade

ouvir notícia

.

No dia 11 de dezembro Portimão assinala o 89º aniversário da elevação a cidade. Este ano, o município pretende transformar este momento numa ocasião para “sentir a vivência desta terra e dar voz às novas gerações, desafiando os munícipes para novas formas de viver a sua cidade”.

O programa de atividades, que até 16 de dezembro assinalará a efeméride, pretende “evocar o passado, celebrar o presente e acima de tudo, projetar o futuro”, dedicando por isso “particular atenção às novas gerações de atletas, músicos, escritores, empreendedores e artistas que a cidade acolhe e pretende promover”.

Num figurino inovador, a sessão solene do Dia da Cidade, este ano agendada para as 15h00, irá juntar no salão nobre dos paços do concelho, autarcas e jovens das escolas secundárias e universidades do município, que através das suas intervenções e sob o mote “Como vejo Portimão: memórias, presente e potencialidades”, irão dar diferentes perspetivas de como é viver Portimão, num exercício de cidadania entre gerações.

- Publicidade -

O Dia da Cidade, a título oficial, tem início às 9h00, frente aos paços do concelho com o hastear da bandeira que conta com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão e a presença de uma secção da PSP.

Homenagem aos campeões portimonenses

A figura de Manuel Teixeira Gomes marcará presença ao longo do dia, inspirando encenações teatrais pel’O Teatro da Caverna, no espaço com o seu nome, onde às 17h00 poderá ser feita uma visita muito especial, guiada por Luciano Cabide, que desde os 12 anos trabalhou com a família do escritor e ex-presidente da República e que tem muitas histórias para contar acerca desta figura incontornável da história da cidade. Às 17h30, no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão serão conhecidas as obras premiadas na edição 2013 do concurso literário Manuel Teixeira Gomes, que mais uma vez irá impulsionar novos escritores e promover a criação literária, nomeadamente na modalidade de novela.

Este será também o momento para homenagear os campeões portimonenses, mais de quatrocentos atletas que se destacaram ao longo da última época em 31 modalidades, quer a nível regional, quer nacional e até internacional, em representação de 21 clubes e escolas do município. A tradicional Gala do Desporto, terá lugar, a partir das 19h00, no auditório municipal em ambiente de festa e espírito desportivo.

Dias para viver a cidade

Os portimonenses são convidados a participar nas diferentes atividades programadas entre os dias 6 e 16 de dezembro, desde exposições de pintura e fotografia, exibição de filmes, atuações musicais, lançamento de livros, espetáculos de teatro e a prática de modalidades desportivas como o badminton, a capoeira, o xadrez, o ténis, o tiro, o cicloturismo ou atividades aquática, entre outras, desfrutando da sua cidade e de algumas das muitas infraestruturas que esta oferece.

Fazem parte de um possível roteiro para estes dias: a Casa Manuel Teixeira Gomes, que completa quatro anos de existência e que oferece várias propostas de visita; o TEMPO- Teatro Municipal de Portimão que assinala o 5º aniversário no dia 10 de dezembro, pelas 21h30, com o espetáculo KA-SE-FAZ que junta talentos locais; o Museu de Portimão, local para novas exposições – “ A outra face da moeda” de José Mendes Tengarrinha e lançamento de um livro deste último (dia 10, a partir das 18h30) e inauguração da mostra dos trabalhos premiados na 13ª Corrida Fotográfica de Portimão (dia 14, 17h00); o auditório municipal, que terá as suas portas abertas para as escolas e famílias (dia 11 de dezembro) com o espetáculo de música “Quinta da Amizade”; a biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes ponto de paragem obrigatória para o lançamento do novo livro de Gonçalo M. (dia 11) e o mercado municipal da Av. São João de Deus que celebra o 6º aniversário até dia 21, com muita animação e promoções de produto.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, no dia 16 de dezembro a Beta Talk terá como convidados dois empreendedores portimonenses que fazem parte de uma nova geração que acredita, procura alcançar os seus sonhos e entra no mundo das “start-ups”: Luís Correia, co-fundador e responsável pelo desenvolvimento da popcornmetrics.com e Nuno Morgadinho, co-fundador e sócio da http://widgilabs.com.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.