Portimão debate mobilidade e impacto do alojamento local

ouvir notícia

Entre os próximos dias 23 e 25 de maio, a V Semana da Reabilitação Urbana, em Portimão, traz ao debate a mobilidade e a acessibilidade nos centros históricos e o impacto do alojamento local.

A iniciativa, que conta com a participação de especialistas nacionais e locais, inclui ainda a exposição de trabalhos e animação urbana no Jardim 1º dezembro durante os três dias, com música ao final da tarde.

Os debates terão lugar durante a tarde de quinta e sexta-feira, no pequeno auditório do Teatro Municipal de Portimão, e são de participação gratuita, sendo que o primeiro dia, 23 de maio, será marcado pela cerimónia de abertura, pelas 15h00, com a participação da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e do vice-presidente, Joaquim Castelão Rodrigues, que tem o pelouro da reabilitação urbana, bem como a secretária técnica da CCDR Algarve, Filomena Coelho.

- Publicidade -

“Mobilidade e Acessibilidade nos Centros Históricos” será o tema que dominará a primeira tarde de debate, com a abordagem de Luís Conceição, arquiteto urbanista e docente do ISMAT sobre a mobilidade no centro histórico de Portimão, seguindo-se a intervenção de Luís Natal Marques, presidente do conselho de administração da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa sobre as “Grande Tendências da Mobilidade Urbana”. Esta será também a ocasião não só para ouvir o arquiteto paisagista João Nunes do PROAP – Estudos e Projetos de Arquitetura Paisagista, falar sobre “Paisagem, Sustentabilidade, Bicicletas e Alterações Climáticas”, como também conhecer a “Visão regional e oportunidades de financiamento sobre mobilidade urbana sustentável”, através da intervenção de Filomena Coelho. Pelas 17h20, haverá ainda tempo para debate antes do encerramento da primeira sessão de trabalhos da V Semana da Reabilitação Urbana de Portimão.

O impacto do fenómeno do alojamento local

Na tarde de dia 24 de maio, o debate terá como mote principal o “Impacto do Alojamento Local nos Centros Históricos”, embora a “Reabilitação da Mobilidade Urbana: da história ao futuro” marque ainda o início dos trabalhos com a intervenção de Paula Teles da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território.

O alojamento local no Algarve será abordado por Helena Raimundo da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, enquanto “O Impacto do Fenómeno do Alojamento Local nos Núcleos Urbanos Tradicionais” será apresentado por António Nóbrega, autor do livro “O Novo Regime Jurídico do Alojamento Local – Anotado”.

Serão apresentados dois exemplos de reabilitação e alojamento local no centro histórico de Portimão, enquanto Teresa Valente e Patrícia Malobbia, do Serviço de Regeneração Urbana da Câmara Municipal de Faro, irão partilhar a sua visão sobre “O Alojamento Local e a Transformação do Espaço Histórico de Faro”, antes do espaço de debate que encerrará a segunda sessão de trabalho.

O Jardim 1º de dezembro irá estar em festa durante a V Semana da Reabilitação Urbana de Portimão com um programa de animação urbana, onde a música se fará ouvir, a partir das 18h00, pela batuta da Academia de Música de Portimão, que, no dia 23 de maio, apresenta “Cordas na Cidade” com a maestrina Daniela Quintas e, no dia 24, “Percucidade” com o maestro Tiago Pires. No sábado à noite, a partir das 21h00, “Há Música no Jardim”, um espetáculo a cargo da Associação Teia d’Impulsos que promete trazer muita animação a este espaço recentemente alvo de obras de requalificação urbana e de conservação do seu importante conjunto de azulejos.

Haverá ainda espaço para várias exposições que estarão patentes não só no Teatro Municipal de Portimão, como também na Rua das Lojas, em algumas montras do comércio tradicional.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.