Portimão é palco da Festa Nacional da Ginástica

ouvir notícia

Nos próximos dias 28 e 30 de junho, decorre o maior evento gímnico nacional, a Festa Nacional da Ginástica. Organizada pela Federação de Ginástica de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a Festa Nacional da Ginástica é uma iniciativa de grande dimensão que levará à cidade algarvia a ginástica nacional, através de competições e apresentações de alto nível.

O programa inclui a “Batalha de Campeões”, que consiste numa espécie de “duelo” entre dois ginastas por disciplina/especialidade, que são avaliados pelos juízes e pelo público. É bastante interativo. Aos dois é atribuído um prémio monetário simbólico. Neste momento, participam ginastas elite de todas as disciplinas gímnicas de competição – ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, ginástica artística feminina e masculina, teamgym e ginástica de trampolins).

Outro destaque do programa é o Portugalgym – Gymnaestrada Nacional, na qual os clubes se inscrevem livremente para apresentar os seus trabalhos preparados ao longo do ano, e a Gala Professor Henrique Reis Pinto, onde participam as 13 classes que obtiveram a menção “ouro” no evento anterior e que vão ser novamente avaliadas por um júri.

- Publicidade -

Quase 4000 participantes de 78 clubes

Este ano, faz ainda parte do programa um momento muito especial, o espetáculo “ODUS” – Noite de Portugal. Isto acontece porque 2019 é o ano de realização da Gymnaestrada Mundial, que irá juntar em julho, em Dornbirn, Voralberg, Áustria, mais de 20 mil participantes em representação de mais de 65 países, sob a égide da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Portugal é um dos oito países aos quais a FIG concedeu o privilégio de poder apresentar um espetáculo, uma “Noite de Portugal”. Este espetáculo, que só será apresentado em toda a plenitude na Áustria, designa-se “ODUS” e em Portimão será feita a única apresentação pública do mesmo em território nacional e conta com cerca de 970 participantes, dos 1100 que integram a delegação portuguesa à Gymnaestrada.

A organização realça que a presente edição da Festa Nacional da Ginástica receberá 3.930 participantes, entre os seis e os 80 anos, em representação de 78 clubes, assim como as suas famílias que se irão deslocar à cidade algarvia para contemplar este festival cheio de cor, música, alegria e claro.

Ao longo de três dias, os participantes irão apresentar-se em cinco locais emblemáticos, sendo eles, a Alameda da República (Palco Clarins – apresentações de exterior), a Praça 1º de Maio (Palco Missão Continente – apresentações de exterior), a antiga lota na zona ribeirinha de Portimão (Palco Jogos Santa Casa – apresentações de exterior), o pavilhão gimnodesportivo de Portimão (apresentações de interior) e o Portimão Arena (Batalha dos Campeões, Gala Professor Henrique Reis Pinto e espetáculo “ODUS” – Noite de Portugal).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.