Portimão em alerta no início da fase crítica de incêndios

ouvir notícia

Na altura em que se avizinha o início do período crítico da defesa da floresta contra incêndios, a proteção civil de Portimão prepara uma Brigada de Rescaldo para Incêndios Rurais, a par de outras medidas preventivas no espaço rural.

Esta brigada de rescaldo, que começou a ser preparada no mês passado, está direcionada para “operações de consolidação da extinção de incêndios rurais que atinjam maiores dimensões” e “cujo perímetro mereça uma unidade dedicada para impedir possíveis reacendimentos”.

A brigada, dotada de comando próprio, é constituída pela equipa de sapadores florestais da câmara municipal, uma equipa de bombeiros e uma máquina de rastos, e será sustentada no uso de ferramentas manuais e mecânicas, complementada por veículos ligeiros de combate e um drone com câmara térmica para identificar eventuais pontos quentes impercetíveis.

- Publicidade -

A proteção civil destaca, ainda, a inclusão de operacionais de queima que poderão constituir um apoio ao comandante das operações de socorro no eventual uso do fogo em ações de supressão, técnica fundamental em teatros de operações de maior envergadura.

O treino operacional desta unidade especial decorrerá durante todo o mês de junho e prevê ações práticas no terreno, assegurando, desta forma, a prontidão desta brigada para o período crítico da defesa da floresta contra incêndios.

A apresentação oficial desta brigada, assim como de todos os meios do município de Portimão, está agendada para o próximo dia 1 de julho, pelas 18h00, nas instalações do pavilhão gimnodesportivo da Mexilhoeira Grande.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.