Portimão em silêncio para ouvir cantar o fado

ouvir notícia

Duas semanas depois de ter sido aprovada a candidatura do fado a “património cultural imaterial da humanidade”, quatro grandes artistas atuam no primeiro Festival de Fado de Portimão. Esta sexta-feira e sábado, o Portimão Arena promete ficar em silêncio para ouvir os melhores fados e fadistas da atualidade.

 

O fado já é património mundial. E é na cidade de Portimão que se vai fazer a grande festa de homenagem à canção que deve a Amália os primeiros grandes esforços de internacionalização.

- Publicidade -

Depois de se ter afirmado perante a UNESCO e o mundo inteiro como “símbolo da identidade nacional” e “a mais popular das canções urbanas” portuguesas, o município de Portimão recebe a primeira edição do Festival de Fado, nos dias 9 e 10 de dezembro.

Ana Moura, Cuca Roseta, Carminho e Carlos do Carmo (este último intérprete foi embaixador da candidatura do fado a património cultural imaterial da humanidade) são os artistas que vão subir ao palco do Portimão Arena.

Os espetáculos realizam-se às 22h00, sendo que no primeiro dia (9) atuam Ana Moura e Cuca Roseta, enquanto, no segundo dia (10), será a vez de Carlos do Carmo e Carminho pisarem o palco.

“Uma viagem através de diferentes gerações e estilos” é a proposta deste festival, onde vai ser recriado o ambiente único das tascas e típicas casas de fado lisboetas, oferecendo aos apreciadores deste tipo de música o sentimento único e inexplicável que se vive sempre que se ouve fado.

“Quatro grandes artistas, quatro géneros diferentes de cantar e de sentir o fado, em duas noites que vão ficar marcadas na memória de todos os que assistirem”, salienta a organização, destacando Carlos do Carmo como “o nome maior do fado em Portugal”, Ana Moura como “uma artista com provas dadas tanto dentro como fora do país”, “Carminho que desde pequena respira fado e cujo primeiro álbum editado em 2009 a colocou entre os melhores”, e finalmente “a revelação de 2011 Cuca Roseta”.

Tascas e casas de fado “viajam” até Portimão

De forma a recriar o ambiente típico do fado, tascas e casas de fado dos carismáticos bairros de Lisboa – Alfama, Mouraria, Bairro Alto, entre outros -, vão estar representados com uma oferta gastronómica especial, bem como apresentações de fado vadio.

Os bilhetes variam entre 15 euros (bancadas laterais) e 30 euros (cadeiras VIP) e estão à venda no local do espetáculo e nos locais habituais.

Programa

Sexta, 9 dezembro
18h00 – Abertura Tasquinhas e Fado Vadio (palco 2)
22h00 – Ana Moura e Cuca Roseta (palco principal)
02h00 – Encerramento das Tasquinhas

Sábado, 10 dezembro
18h00 – Abertura Tasquinhas e Fado Vadio (palco 2)
22h00 – Carlos do Carmo e Carminho (palco principal)
02h00 – Encerramento das Tasquinhas

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.