Portimão festeja hoje 86 anos de elevação a cidade

ouvir notícia

O Dia da Cidade de Portimão será este ano marcado pelo encerramento das comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, presididas por Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, assim como pelo lançamento da primeira pedra do edifício do Instituto de Emprego e Formação Profissional e pela inauguração oficial da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Al-Vita.

O programa do Dia da Cidade tem início às 09h00 na Praça 1º de Maio, com o hastear das bandeiras e a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Meia hora depois tem lugar a tradicional romagem ao túmulo de Manuel Teixeira Gomes, situado no cemitério municipal, com leitura de um texto do homenageado pelo ator e declamador Luís Vicente.

Às 10h30 realiza-se na Caldeira do Moinho o lançamento da primeira pedra do edifício do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com a presença da ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André.

- Publicidade -

As novas instalações, num investimento de 6,7 milhões de euros, terão um pólo de formação, salas de formação teórica e prática (oficinas e laboratório), gabinetes técnicos, mediateca e campo de jogos coberto.

Uma hora depois, no Salão Nobre da Câmara Municipal tem início a habitual sessão solene, com intervenção dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, intercalados por interlúdios musicais ao gosto de Teixeira Gomes, pela jovem pianista local Laura Quaresma.

Para as 13h15 foi agendada a inauguração oficial da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Al-Vita, situada na Ladeira do Vau, num acto que será presidido pela ministra da Saúde, Ana Jorge.

Situado na Quinta da Ouriva, próximo da Ladeira do Vau, será o primeiro equipamento na região algarvia com estas características, dispondo de unidades de convalescença e de média duração e reabilitação, bem como de uma capacidade de 74 camas, e proporcionando 60 postos de trabalho, num iinvestimento privado de 7,5 milhões de euros, com entrada em funcionamento prevista para o próximo mês de janeiro.

A receção oficial ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, terá lugar na Praça Manuel Teixeira Gomes às 15h30, com entuação da Portuguesa pela Sociedade Filarmónica Portimonense e breve homenagem à memória de Manuel Teixeira Gomes.

O programa prossegue no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com a sessão solene de encerramento das comemorações nacionais dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, onde intervirão Fernando Rosas, que focará o tema “Manuel Teixeira Gomes e a República”, e o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva.

Na ocasião vão ser entregues medalhas e títulos honoríficos a cidadãos e a entidades municipais e regionais, bem como os prémios alusivos ao Concurso Literário Juvenil Manuel Teixeira Gomes. O presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, procederá à entrega simbólica das chaves da cidade de Portimão ao Presidente da República, terminando a cerimónia com interpretação do hino nacional pelo Grupo Coral Adágio.

Cerca das 17h30, terá lugar uma visita ao Museu de Portimão, recentemente distinguido com o “Prémio Conselho da Europa 2010”, sendo descerrada neste equipamento cultural uma placa alusiva à efeméride.

Neste dia, são também de destacar o Baile Popular no Portimão Arena, a partir das 21h00, assim como a apresentação do nº 6 da revista “Atlântica” na Casa Manuel Teixeira Gomes, às 19h00, e de “Sóbolos”, o mais recente livro de António Lobo Antunes, que a partir das 22h00 estará presente na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes para uma sessão de autógrafos.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.