Portimão inicia ano letivo com novo centro escolar do Pontal

ouvir notícia

O início do ano letivo em Portimão é marcado pela abertura do Centro Escolar do Pontal, um investimento de 4,3 milhões de euros.

O inicio do ano letivo 2011/2012 em Portimão vai ficar marcado pela abertura do Centro Escolar do Pontal, que resulta de um investimento de 4,3 milhões de euros, 1,2 milhões comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e o restante pelo município de Portimão.

O novo equipamento visa corresponder ao aumento da população escolar em Portimão, passando a funcionar a totalidade das salas do 1º ciclo do ensino básico em regime de horário normal, na sequência de um projeto que aproveitou parte da estrutura já existente, contemplando a construção de 22 salas de 1º ciclo e oito salas de educação pré-escolar, assim como a criação de refeitório, biblioteca, ginásio, sala polivalente, salas de professores/educadores, espaços de apoio, campo de jogos e espaços lúdicos de exterior.

- Publicidade -

Após esta intervenção, que implicou a desativação do jardim de infância da Quinta do Amparo, o Centro Escolar do Pontal poderá receber já neste ano letivo 572 alunos do 1º ciclo do ensino básico e 200 crianças da educação pré-escolar.

Renovação no parque escolar

No prosseguimento da forte aposta na renovação do parque escolar do município, já no início do ano letivo passado foi inaugurada a Escola Básica e Secundária da Bemposta, um estabelecimento de ensino inovador que disponibiliza uma oferta educativa caracterizada pelo ensino artístico, o que faz desta escola a única do Algarve com estas características e a primeira do país a ser construída de raiz com esse objetivo.

Depois de no primeiro ano ter sido frequentada por cerca de 350 jovens, esta escola serve atualmente 566 alunos e representa um investimento de 6 milhões e 200 mil euros, dos quais 4 milhões foram comparticipados pelo Ministério da Educação.

“Estes são os mais recentes exemplos do grande investimento na Educação que a câmara de Portimão tem feito nos últimos anos, tanto no reforço como na beneficiação do parque escolar, desde os jardins de infância às escolas do 1º e 2ª ciclo e do ensino secundário, criando as melhores condições possíveis para os mais de dez mil crianças e jovens estudantes do município”, frisa a autarquia em comunicado.

Enriquecimento escolar a funcionar em pleno

No que toca ao Programa das Atividades de Enriquecimento Currilcular (AEC), volta a funcionar em pleno desde o início do ano letivo e em todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Portimão, servindo para a formação dos alunos, mas também como uma resposta que vai de encontro às necessidades das famílias de ocuparem os seus filhos num horário alargado e compatível com as suas ocupações profissionais.

No âmbito do ensino da música terão lugar, ao longo do ano letivo, workshops de iniciação de sopro (1º período), cordas (2º período) e percussão (3º período).

Apesar da frequência das AEC ser facultativa, estão disponíveis para os 2299 alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do município de Portimão, assumindo a autarquia um compromisso financeiro na ordem dos 514 mil euros com os cinco agrupamentos escolares, para a concretização destas atividades.

Para além das AEC, os agrupamentos escolares asseguram 90 minutos semanais de Apoio ao Estudo, atividade obrigatória destinada à realização dos trabalhos e consolidação das aprendizagens, garantindo o funcionamento de uma “escola a tempo inteiro”.

Câmara garante psicólogo e técnico de serviço social

Para assegurar uma escola de qualidade e de sucesso educativo, o município de Portimão continua a apostar em prestar um melhor serviço aos alunos e um importante apoio às famílias e aos professores, dando seguimento ao trabalho das equipas de intervenção sócio-educativa.

No presente ano letivo haverá uma especial atenção a eventuais sinais de instabilidade decorrentes do atual contexto social, contando cada agrupamento de escolas com um psicólogo e um técnico de serviço social que, em colaboração com os professores de apoio educativo, diretores de turma e respetivos órgãos de gestão, irão contribuir para a resolução de problemas de ordem social e escolar dos alunos e seus familiares.

Passes do Vai e Vem grátis para estudantes apoiados pela ação social

A câmara de Portimão decidiu adotar as regras de utilização dos passes escolares para utilização do Vai e Vem que vigoravam há dois anos, continuando este transporte público a ser gratuito para os estudantes que residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam e para aqueles que, embora morando a uma distância inferior, estejam inseridos nos escalões A e B por integrarem agregados familiares que beneficiam de apoio através da Ação Social Escolar.

No que diz respeito aos restantes alunos, não abrangidos por estes casos de exceção, a câmara municipal de Portimão suportará 50% do custo do passe mensal.

De recordar que a partir do ano letivo 2009/2010 a autarquia isentou todos os estudantes e jovens atletas federados de clubes de Portimão do pagamento de passe, numa medida que visou estimular a utilização de transportes públicos em toda a rede do Vai e Vem.

E a adesão foi de tal ordem que, dos 685 jovens utentes do passe escolar em 2008/2009, se passou para os 3289 no passado ano letivo, na sequência de uma aposta que representou um elevado valor integralmente suportado pelo município e que só no ano letivo 2010/2011 ascendeu a mais de 400 mil euros.

Face ao atual cenário macroeconómico, que implica violentos cortes orçamentais e significativa quebra de receitas, e tendo sido detetadas inúmeras situações abusivas e fraudulentas na requisição de passes escolares, “a câmara vê-se na contingência de reduzir esse apoio e voltar a reger-se pelo limiar definido pelos normativos legais”.

Foto: Arquivo CMP – Filipe da Palma
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. quem está no terreno sente muito pouco esses apoios todos. os psicólogos n respondem atempadamente aos pedidos. a escola é de fraca qualidade de construção, uma vez q os alunos esburacam a parede exterior com  um simples lápis, nas paredes nada se pode afixar porque arranca a tinta bem como boa parte da parede, com alguns encontrões por parte dos alunos os cantos e as ombreiras são derrubadas com facilidade. esqueceram-se de referir que a escola irá ser “inaugurada” faltando o refeitório…, ups. mas almoçam em pré fabricados às furnadas por não terem capacidade de alojar todos os alunos. é que quem lê a noticia parece q estamos a falar do primeiro mundo. e ainda não falei na falta de material informático bem como de desgaste. mas isso fica para a próxima.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.