Portimão instala sistemas de rega inteligentes em espaços verdes

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Portimão vai instalar “em breve” sistemas de rega inteligentes em vários espaços verdes do concelho, anunciou a autarquia.

Este sistema possibilita “a respetiva reprogramação, a monitorização dos consumos e a interrupção do abastecimento de água, de forma automatizada, através da parametrização dos valores de consumo e da pluviosidade, ou por indicação de um operador”, segundo o comunicado.

Esta intervenção abrange cerca de 50 espaços verdes, 71 contadores de rega e 240 controladores de rega, que permitem “atuar automaticamente em caso de roturas ou de chuva”, com o objetivo de “implementar nos sistemas de rega abrangidos medidas de otimização dos consumos e de boa gestão de um recurso tão precioso e cada vez mais escasso, como é a água”.

- Publicidade -

O sistema vai criar capacidade operacional para responder às necessidades de intervenção e gestão de rega, principalmente no centro da cidade, na Praia da Rocha e ao longo dos principais eixos viários como a Avenida Paul Harris e a Avenida São Lourenço da Barrosa.

Os espaços foram escolhidos devido ao maior potencial de poupança de água, tendo sido selecionadas grandes superfícies de rega como relvados e prados e espaços com histórico de roturas.

Esta intervenção será, posteriormente, alargada aos restantes espaços verdes do concelho.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.