Portimão: Mulheres debatem desigualdades e exclusão social

ouvir notícia

Assunção Fernandes

O Município de Portimão assinala amanhã, 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade de Género com uma iniciativa que reúne à conversa mulheres que no seu dia a dia fazem a diferença no combate às desigualdades e exclusão social e promovem o papel ativo da mulher na sociedade.

A partir das 15h00, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Assunção Fernandes, Presidente da Associação de Solidariedade Social Assomada; Mariana Santos, Fundadora e CEO de Chicas Poderosas e Tânia Costa, empreendedora e gestora de marketing digital irão partilhar as suas histórias de vida, num exercício inspirador de desconstrução de estereótipos de género.

- Publicidade -

Assunção Fernandes, lidera há 25 anos um projeto pioneiro de integração social através do desporto junto da comunidade cabo-verdiana em Linda-a-Velha, tendo desenvolvido noutras áreas sociais de intervenção prioritária do Concelho de Oeiras. O seu trabalho tem sido alvo das mais diversas distinções, com destaque para a condecoração atribuída pelo Presidente da República de Cabo Verde em 2008, sendo que em 2016 foi distinguida pela Federação de Andebol e eleita personalidade do ano.

Depois de quase três anos a formar mulheres na América Latina, Mariana Santos, de regresso a Portugal, cria em 2013 o projeto Chicas Poderosas. Uma comunidade global com “hubs” em 18 países que promove a liderança feminina e visa trazer cada vez mais mulheres para a tecnologia e ajudá-las a empreender no mercado dos media. Na base do seu percurso está a disciplina que ganhou como atleta da Portinado, sob a direção do treinador Paulo Costa, que lhe incutiu valores de liderança, disciplina e espírito de equipa.

Tânia Costa, assume-se como uma empreendedora e gestora de marketing digital, sempre à procura de novos desafios e oportunidades. Co-fundadora de várias startups Meduse; Babysisters e Citycheck tem vindo a desempenhar um papel ativo na área do empreendedorismo.

Terminada a Conversa com Mulheres que Querem Mudar o Mundo no Café Concerto do TEMPO, segue-se um momento cultural pela Dança Mais- Escola de Dança de Portimão, por volta das 17h00, no Jardim 1º de dezembro.

Simultaneamente decorrerá na Cruz da Parteira, no âmbito do projeto Reviver o meu bairro, uma “Tarde de Curtas e Debates” com a visualização de filmes resultado de iniciativas de agências, sindicatos, entre outros , entre as 14h e as 18h, dirigida aos moradores e utentes do Bairro Cruz da Parteira com o objetivo de sensibilizar para o tema «Igualdade, Inclusão, Participação» proposto este ano pela CIG- Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade.

Segundo dados da EuroStat, datados de 7 de Março de 2019, Portugal tem a 5ª menor % de mulheres no governo da União Europeia, por cada euro que o homem ganha, a mulher ganha 82,5 cêntimos e, somente 15% das ruas em Portugal tem nomes próprios de mulheres. Três bons exemplos da desigualdade de género em Portugal, justificando a necessidade de sinalizar esta data e de todos os dias lutarmos por esta causa.

Recorde-se que o Município tem em curso o Plano Municipal para a Igualdade de Género (2017-2021), com vista a contribuir ativamente para a promoção da Igualdade de Género consciencializando todos os que aqui vivem ou trabalham para as questões que a temática envolve quanto à linguagem, à parentalidade, aos direitos laborais, ao combate de estereótipos e sobretudo ao respeito de cada um. A implementação passa exatamente pelo desenvolvimento de ações de informação, sensibilização e formação sobre várias temáticas inseridas na defesa dos direitos das mulheres e promoção da igualdade de género que envolvam toda a comunidade.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.