Portimão oferece cultura, desporto e gastronomia no verão

ouvir notícia

Durante os meses de agosto e setembro, Portimão convida à descoberta de novas sensações, para além das belezas naturais, da riqueza da gastronomia, do património e de várias praias com bandeira azul. O município oferece um vasto programa de eventos culturais, desportivos e de animação, para todos os gostos e idades.

O Museu de Portimão é um dos pontos de paragem obrigatória nestes dias quentes. Distinguido com o Prémio Conselho da Europa e situado numa antiga fábrica de conservas, este espaço convida a conhecer o património histórico, etnográfico e industrial de Portimão, através da exposição permanente “Portimão – território e identidade!”, enquanto até 31 de agosto é imperdível a exposição “Arte Submersa”, que sugere uma experiência no fundo do mar.

De 4 a 28 de agosto, a World Press Photo revelará as melhores imagens de fotojornalismo mundial.

- Publicidade -

Outra proposta irrecusável é o Micro Safari, a maior exposição de animais vivos já realizada em Portugal, com mais de cem espécies provenientes dos cinco continentes e que até 21 de agosto pode ser vista no Portimão Arena

Para os apreciadores de uma boa leitura em tempo de férias, a proposta é um passeio pela zona ribeirinha de Portimão onde poderão visitar a Feira do Livro, também até 21 de agosto, e escolher bons livros a preços de ocasião.

O melhor da gastronomia

O município propõe ainda diversos momentos gastronómicos únicos, a começar pelo Allgarve Gourmet, que até 30 de julho reúne no Museu de Portimão renomados chefs, para recriarem as combinações entre o peixe e as conservas da região algarvia.

Segue-se, de 5 e 15 de agosto, o Festival da Sardinha, que volta a trazer até à zona ribeirinha da cidade muita animação e música, com destaque para as atuações de Dulce Pontes, Aurea, Mickael Carreira e Trovante.

Na freguesia da Mexilhoeira Grande, a 20 e 21 de agosto, a Mostra Artes & Sabores da Nossa Terra é uma verdadeira montra da cultura popular com doçaria e artesanato regional. Por sua vez, o Festival do Berbigão, promete atrair os apreciadores deste bivalve à aldeia da Figueira, nos dias 10 e 11 de setembro.

Já no campo desportivo, em pleno areal, na Área Desportiva da Praia da Rocha, é possível praticar voleibol, basquetebol, hidroginástica, yoga, fitness, futebol e outras modalidades, até 31 de agosto.

Entre 10 e 12 de agosto, este areal transforma-se no estádio do Mundialito de Futebol de Praia, um dos maiores eventos desportivos do Verão algarvio e que juntará as seleções de Portugal, Brasil, França e México.

Ainda na vertente desportiva, de 9 a 11 de setembro as atenções viram-se para o Centro Hípico de Belmonte com o Concurso de Saltos Internacional de Portimão.

Cultura, música e velocidade

Em termos artísticos, realce para a comédia “Vamos Contar Mentiras”, marcada para 29 de julho no auditório municipal, e para o espetáculo “One Man Show” de Fernando Pereira, que se apresenta no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), nos dias 3, 10, 17 e 24 de agosto.

Sob a chancela do programa Allgarve 2011, mais uma proposta irresistível: a 4 de agosto, os “Human League” apresentam o seu novo álbum e revisitam alguns dos maiores êxitos.

Na vertente cultural, a Casa Manuel Teixeira Gomes convida ao conhecimento da vida e obra deste importante escritor e estadista, e a visitar as várias exposições temporárias que apresenta. Destaque ainda para as noites culturais de quinta-feira, com música para todos os gostos.

O verão do comércio de Portimão também é pautado por um ritmo diferente. Com horário alargado até às 23h00, todas as sextas-feiras há animação nas principais artérias comerciais da cidade, realizando-se entre 25 e 28 de agosto, na zona ribeirinha, mais uma Stock-Out – Feira do Retalho.

Os amantes da velocidade encontram em Portimão o Autódromo Internacional do Algarve, onde a adrenalina e a competição vão estar ao rubro nos dias 20 e 21 de agosto com o Motorsport Vodafone – Campeonato Nacional de Motociclismo e, de 16 a 18 de setembro, com o International GT Open.

JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.