Portimão oferece música, dança e contos aos mais novos

ouvir notícia

Os “Sábados Infantis” estão de regresso a Portimão. Até ao final do ano, milhares de bebés, crianças e os seus pais vão poder participar nos vários ateliês que decorrem na Casa das Artes e na biblioteca municipal. Música, dança e contos são algumas das atividades que divertem miúdos e graúdos.

Depois da grande recetividade obtida nas duas primeiras edições, com uma média de participações na ordem das 1.500 crianças, os “Sábados Infantis” estão de regresso a Portimão.

Nesta iniciativa promovida pela câmara de Portimão há muita música, dança e contos dedicados especialmente aos mais pequenos.

- Publicidade -

Reforçando a oferta de atividades dirigidas a bebés e crianças de tenra idade, os “Sábados Infantis” decorrem na Casa das Artes e na biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes.

A ideia é “despertar a criatividade e imaginação, apresentando muitas propostas, num diversificado programa que envolve pais e filhos”, adianta a autarquia.

A novidade deste ano são os ateliês “Dança para Miúdos”, que terão lugar, a partir de 19 de fevereiro, aos terceiros sábados de cada mês (exceto em julho e agosto) e destinados a crianças dos seis aos 24 meses e dos 25 aos 48 meses de idade.

Sob organização da Associação Cultural Dancenema, compõem-se de exercícios de movimento corporal, através de estímulos audiovisuais, gustativos e do estímulo do tato/contacto, decorrendo na Casa das Artes, às 11h00 e às 12h00.

Até dezembro, os ateliês “Música de Pais para Filhos” realizam-se no primeiro sábado de cada mês, exceto em julho e agosto, orientados pela Associação Música XXI e destinados a bebés dos 0 aos 24 meses. Esta ação tem lugar na biblioteca municipal.

Ateliês vocacionados para as crianças de todas as idades

Por seu lado, os ateliês “História dos Instrumentos” têm lugar no segundo sábado de cada mês, de fevereiro a junho e ainda em setembro, e destinam-se a crianças entre os três e os cinco anos, em sessões também dinamizadas pela Associação Música XXI. Cada sessão apresenta uma história contada por um determinado instrumento e a primeira começará às 11h00 do dia 12 de fevereiro, na Casa das Artes, tendo como protagonista principal a voz.

No que diz respeito aos ateliês “Grandes e Pequenos”, da responsabilidade do serviço pedagógico da biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes, estão vocacionados para crianças dos quatro aos 10 anos, traduzindo-se em abordagens criativas através da leitura de contos infantis. Até junho, sempre no terceiro sábado de cada mês, propõem-se diferentes interpretações de um conto, cuja leitura servirá como ponto de partida para a conversa com um convidado, especialista na área de interesse focada. O primeiro ateliê terá lugar no dia 19 de fevereiro, a partir das 16h00, sendo protagonista “O Coelhinho Tremeliques”.

Quanto aos ateliês “Histórias para ouvir e cantar”, têm como objetivo ler e ouvir vários contos, sendo desenvolvidos pelos serviços pedagógicos da biblioteca, onde se realizam, em conjunto com os familiares das crianças a partir dos quatro anos. Realizam-se entre fevereiro e junho, no último sábado de cada mês, a partir das 17h00.

Existem ainda outros equipamentos municipais onde a câmara de Portimão proporciona atividades especiais vocacionadas para as crianças, nomeadamente na Quinta Pedagógica, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão ou através dos serviços educativos do museu de Portimão.

JA
 
FOTO: Arquivo CMP – Filipe da Palma
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.