Portimão puxa as brasas à sua sardinha

ouvir notícia

.

O mais emblemático festival do país está de regresso entre 3 e 11 de agosto.

Está quase aí a festa que os portimonenses mais gostam. Entre os dias 3 e 11 de agosto, o Festival da Sardinha promete fazer as delícias dos apreciadores da “mais deliciosa sardinha assada do país”. Quem o garante é a organização, que anunciou “muitas mudanças” para esta 18ª edição do evento, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.

“Durante nove noites, o mais emblemático festival gastronómico de Portugal vai ganhar um novo fôlego, numa viagem que começa a ser recreada junto ao Museu de Portimão, percorrendo as memórias da indústria conserveira, e que culmina ao Parque de Feiras e Exposições, onde o entretenimento, a música, o artesanato, a gastronomia, a doçaria, o fado, a arte, o humor, o teatro de rua e um espetáculo de luz e fantasia serão diariamente motivos redobrados para uma visita obrigatória”, desvedam os responsáveis.

- Publicidade -

Assim, todos os dias às 18h30, o festival vai arrancar com uma parada. “Há Sardinha no Cais” é o nome da iniciativa, levada a cabo pelo grupo Chapitô, e que contará a história da indústria conserveira pelas margens do rio Arade. O apito da sirene da antiga fábrica Féu, atual Museu de Portimão, também se vai voltar a ouvir por estes dias e será o ponto de partida para esta parada.

O objetivo é recordar o passado de Portimão, que está intrinsecamente ligado à pesca e à indústria conserveira, e mais concretamente à pesca da sardinha. Basta recordar que, há algumas décadas, existiam cerca de 850 embarcações de pesca artesanal e perto de 30 fábricas de conserva.

Três palcos com muita animação

Para além da rainha da festa – que será servida no pão, com batata cozida e a tradicional salada algarvia, em oito restaurantes com capacidade para 2.500 pessoas -, o Festival da Sardinha de Portimão também tem à disposição dos visitantes petiscos típicos algarvios, pão com chouriço, queijos e enchidos, gelados e doçaria regional. Ao todo, o evento vai contar com a presença de mais de noventa expositores, com destaque também para o artesanato e para os produtos típicos.

Por outro lado, a organização do certame revela que vai apresentar este ano um novo conceito – a animação de rua -, com Cigo Man, “o homem dos sete instrumentos” e as atuações do grupo Chapitô.

A edição de 2012 do Festival da Sardinha conta ainda com três palcos. No palco “Fado e Petiscos”, os visitantes poderão escutar os artistas locais num ambiente de tasca típica à beira rio, sendo que nos dias 6 e 7 de agosto o palco dará lugar aos novos talentos Open Mic do Lol fest, em que os melhores ganham dez minutos de fama.

Já o palco “Sardinha” vai acolher todos os dias sonoridades diferentes, desde a música ao humor, passando pelo folclore ou pelo jazz, com atuações de bandas como Os Desbundixie e o projeto The Nice (Marisa Fortes + Djoy).

Destaque ainda para o cartaz do palco principal. Mónica Ferraz, MissyM (Morangos com Açúcar), Xico Barata, Lol Fest com humoristas de renome (Herman José, Serafim e muitos outros), Boss AC, Ar de Rock & Convidados Especiais e Calcinha Preta são os artistas que vão pisar o palco principal do festival, terminando cada noite com um espetáculo de laser, pirotecnia, som e fantasia.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.