Portimão recebe conferência internacional no dia em que inaugura Rota Acessível

ouvir notícia

   

A conferência internacional “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”, marcada para as 10h00 de 8 de Outubro no Auditório do Museu de Portimão, será o ponto de partida para a inauguração da Rota Acessível de Portimão e contará com a participação de especialistas de renome na matéria. 

Entre os oradores figuram Paula Teles, coordenadora dos Planos de Promoção da Acessibilidade de Portimão, Rui Ribeiro, docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Esther Gamero Cevallos, chefe do Serviço de Arquitectura e Controlo de Qualidade do Conselho de Fomento da Junta de Extremadura, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Portimão e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade. 

- Publicidade -

Esta conferência integra o programa de inauguração oficial da Rota Acessível de Portimão, marcada para as 12h45, numa cerimónia que decorrerá junto ao Museu de Portimão. 

A Rota Acessível de Portimão, pioneira a nível nacional e uma das primeiras na Europa, representa uma forte aposta do Município na inclusão social, ao eliminar as barreiras arquitectónicas existentes no centro administrativo da cidade, através de um percurso com mais de 5 km, contínuo, desobstruído e devidamente sinalizado, num investimento autárquico de 300 mil euros. 

Trata-se de um percurso pedonal seguro e sem barreiras, que permite aos utilizadores chegarem facilmente aos pontos principais da cidade de Portimão (serviços públicos, pontos turísticos e zona comercial), com a ajuda de sinalética apropriada, nomeadamente apresentando informações em Braille. 

Cerca das 17h00 do mesmo dia, terá lugar a cerimónia do hastear da Bandeira de Ouro da Mobilidade, que será entregue pelo vice-presidente da Associação Portuguesa de Planeadores do Território, Fernando Nogueira. 

A distinção surge do factor de o Município de Portimão ser sócio fundador daquela associação, tendo aderido há alguns anos à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos. 

De referir ainda que Portimão constituiu recentemente o Conselho Consultivo de Promoção da Acessibilidade, liderado pelo presidente da Câmara e do qual fazem parte os presidentes das Freguesias do município e representantes das forças de segurança, dos agrupamentos escolares responsáveis pelas Unidades Multideficiência e das instituições e associações de pessoas com deficiência, assim como da UAC – Associação de Desenvolvimento de Portimão para o Comércio, do Centro Distrital de Segurança Social de Faro e da Unidade de Saúde Pública de Portimão.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.