Portimão testa impacto de grande tempestade

ouvir notícia

O concelho de Portimão vai ser palco, esta quinta-feira, do exercício “Intempéries 2011”, que tem como objetivo “testar e exercitar o sistema de proteção civil municipal a uma tempestade de grande impacto e que provará inúmeros danos materiais e pessoais”.

O exercício vai contar com a participação da Comissão Municipal de Proteção Civil, dos agentes de proteção civil locais, das entidades cooperantes e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão. Em conjunto, estão entidades vão atuar como se de uma situação real se tratasse, procedendo às ações necessárias para a resolução da mesma.

Segundo o cenário fictício traçado para este exercício, que vai decorrer entre as 7h00 e as 10h00, o barlavento algarvio é atingido por chuva intensa, vento forte e trovoada, provocando múltiplos danos pessoais e materiais na área do município de Portimão, nomeadamente famílias desalojadas, sítios isolados, pontes destruídas, estradas intransitáveis, postes de eletricidade, árvores e muros derrubados, sistemas de saneamento básico inutilizados e muitas culturas desfeitas.

- Publicidade -

Os cursos de água que percorrem o concelho também vão transbordar e a água provocará grande destruição junto às margens. Logo pela manhã, registar-se-ão ocorrências na zona do Poço Seco e as estradas nacionais 124 e 125 ficarão condicionadas.

Uma das situações mais complexas vai verificar-se na Ribeira do Farelo, que corre junto à povoação da Figueira, onde a água transbordará o seu leito normal e inundará várias habitações, estabelecimentos comerciais e a estação elevatória de águas, no sítio das Fontaínhas. No decurso deste exercício, a tempestade também vai danificar a Estação de Tratamento de Águas Residuais da Figueira, onde dois funcionários serão arrastados pelas águas. Mas tudo num cenário de ficção.

Na baixa de Portimão, prevê-se que os locais mais afetados sejam o Largo Gil Eanes, Largo do Dique, Rua Júdice Biker, Rua de S. José, zonas do Sapal e do Estrumal, podendo ocorrer prejuízos em várias casas particulares e comerciais, bem como afetar o trânsito automóvel. A Avenida Paul Harris e o Túnel das Cardosas também poderão ficar interrompidos devido à acumulação de água.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.