Portimão usa tecnologia inovadora na gestão de resíduos urbanos

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Portimão começou a usar um projeto piloto com uma tecnologia inovadora na gestão dos resíduos urbanos, que será um fator essencial para a viabilidade da estratégia de “Cidade Inteligente”, anunciou a autarquia.

Este projeto traduz-se, numa primeira fase, na sensorização dos sistemas de gestão de resíduos urbanos, gestão hídrica e estacionamento, segundo o comunicado.

Os contentores e as frotas e recolha de resíduos, em parceria com a empresa municipal EMARP, vão ver aplicados sensores para potencializar a criação de rotas dinâmicas com base na capacidade do contentor, reduzindo assim os custos ao nível do desgaste de veículos e consumo de combustível.

- Publicidade -

O projeto, que tem como objetivo a validação da tecnologia Long Range Wide Area Network (LoraWAN), permite a ligação de sensores à rede da Câmara Municipal de Portimão, além da gestão de baterias para grande duração e propagação de sinal.

Para tornar Portimão numa “Cidade Inteligente”, a autarquia está empenhada “em apostar nas soluções inovadores que melhorem a qualidade de vida de quem reside, visita ou trabalha no concelho, assumindo a sua responsabilidade social e ambiental”, refere em comunicado.

Para isso, a tecnologia será colocada ao serviço das populações, tornando-a num instrumento que pretende ajudar a melhorar a gerir a cidade, aumentando a segurança e otimização de recursos humanos e físicos, “através da definição de políticas que visam promover a redução de custos”.

Para o futuro, está prevista a implementação de uma solução em três fases: a criação da infraestrutura de rede de comunicações, a instalação de sensores para os diferentes verticais e a implementação de uma plataforma transversão aos diferentes verticais para uma visão holística de todas as áreas e correlação de dados.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.