Porto de Portimão na maior feira mundial de cruzeiros

ouvir notícia

O Porto de Portimão volta a estar representado na Cruise Shipping Convention, o maior certame de cruzeiros do mundo, que arrancou no início desta semana e prolonga-se até esta quinta-feira, em Miami. O evento conta com a presença de quase mil expositores de 120 países ou regiões, não faltando os principais operadores deste importante segmento do mercado turístico.

Em Miami, onde são esperados mais de dez mil profissionais do setor nos quatro dias do certame, a representação de Portimão está a divulgar todo o seu potencial enquanto porta de acesso privilegiada para os navios de cruzeiros que rumam do Atlântico aos destinos mediterrânicos.

A autarquia realça que este é um setor em franco crescimento, sendo que, pelo quarto ano consecutivo, o Porto de Portimão tornou a crescer no número de navios de cruzeiros e de visitantes, estando já agendadas para este ano um total de 48 escalas.

- Publicidade -

“Com efeito, no ano passado verificou-se o aumento de 13,5 por cento no número de escalas, passando das 52 de 2010 para as 59, enquanto no que toca aos passageiros, o Porto de Portimão registou um crescimento de 32,5 pontos percentuais, subindo das 33.843 pessoas em 2010, para as 44.841 no ano passado”, revela a autarquia.

Ainda segundo os dados disponíveis, no período compreendido entre 2007 e 2011, o porto teve “um crescimento de 673 por cento no número de passageiros”, passando dos 5.798 para os 44.841 visitantes, “o que constitui um aumento muito significativo, considerando que neste período o investimento no porto foi bastante reduzido”.

“Para que o Porto de Portimão cresça mais e de forma sustentada, faltam ainda concretizar alguns investimentos estruturantes da responsabilidade da administração central”, volta a reivindicar a Câmara de Portimão, referindo-se “ao prolongamento do cais de acostagem, que permita acolher simultaneamente dois navios de grande dimensão, e a dragagem de estabelecimento de fundos a dez metros na barra, canal de navegação e bacia de manobra, assim como a aquisição de um rebocador de apoio às operações em porto e navegação na costa e a construção de um moderno terminal de passageiros”.

A presença resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Portimão, a Portimão Urbis, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a Associação Turismo de Portimão e o Turismo do Algarve.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.