Porto de Sagres vai ter melhores condições de segurança, garante a Docapesca

ouvir notícia

A Docapesca lançou recentemente um procedimento de contratação pública para a reposição das condições de embarque e desembarque de tripulantes das embarcações que operam na ponte-cais sul do porto de pesca da Baleeira, na vila de Sagres, concelho de Vila do Bispo.

“O procedimento tem o preço base é de 31.200 euros e visa a aquisição e montagem de 10 novas escadas de cais e a remoção das escadas atualmente existentes”, adianta a Docapesca em comunicado.

Esta melhoria das condições de segurança da ponte-cais sul resulta de um compromisso assumido entre a Docapesca, os pescadores profissionais deste porto e seus representantes associativos no passado mês de agosto.

- Publicidade -

“Também a identificação dos locais para a instalação das novas escadas e o modelo de a adotar foram definidos em estreita articulação com estes profissionais”, acrescenta a Docapesca.

Há cerca de um mês, os pescadores entregaram uma carta à ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, onde se queixavam da degradação do porto de pesca da Baleeira, nomeadamente a falta de segurança no acesso às embarcações.

“O betão está a desfazer-se, colocando o ferro à vista, as escadas metálicas encontram-se num elevado estado de degradação, tendo já causado alguns acidentes, que um dia podem vir a ter graves consequências, as defensas estão a desfazer-se, colocando em risco as embarcações e o processo de atracagem”, denunciaram.

“O que dizer da segurança dos pescadores quando chegam ao porto da Baleeira e tentam subir pela escada? Quem vai assumir a responsabilidade quando acontecer uma desgraça?”, questionavam os pescadores.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.