Porto de Singapura investe 40 milhões em Sines

ouvir notícia

.

A PSA Sines vai investir ainda este ano 40 milhões de euros na expansão do Terminal XXI, aumentando a capacidade de 1,7 para 2,5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor) por ano.

Segundo noticia o “Jornal de Negócios” esta segunda-feira, o investimento para aumentar a capacidade do Terminal XXI será feito sem contrapartida pública nem prorrogação do prazo da concessão.

O primeiro-ministro Passos Coelho e o ministro da Economia Pires de Lima vão estar hoje em Sines para anunciar a expansão e a criação de 150 postos de trabalho. O volume de emprego eleva-se para 800 pessoas.

- Publicidade -

Um novo cais

A expansão será feita no âmbito do atual contrato de concessão, sem envolver qualquer prorrogação do prazo que termina em 2029, nem contrapartidas públicas.

A PSA va construir um novo cais, adquirir um pórtico de cais e gruas móveis. A decisão da PSA de avançar com este investimento surge depois de um ano de negociações, tendo a comissão de renegociação do contrato de concessão do Terminal XXI ter já encerrado os trabalhos.

A proposta inicial da PSA envolvia um investimento de 130 milhões de euros com o prolongamento do cais, mas caberia ao Estado investir 70 milhões na construção de um quebra mar.

Com este aumento de capacidade, Sines fica entre os três maiores portos de contentores da Península Ibérica, atrás de Valência e Algeciras. Em termos europeus, passa do 20º para o oitavo lugar. O porto de Roterdão lidera o ranking europeu com uma capacidade de 12,3 milhões de TEU por ano, seguido de Hamburgo e Antuérpia.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.