Portugal com cerca de metade dos anestesistas necessários

ouvir notícia

Anestesiologia: Portugal tem cerca de metade dos profissionais necessários

O alerta foi dado pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia no dia em que se assinala o Dia Mundial da especialidade médica.

Portugal tem cerca de metade dos anestesistas necessários, estando por isso longe de conseguir chegar a todos os doentes em áreas como a preparação de doentes para as cirurgias, denunciou hoje o presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia.

- Publicidade -

Em entrevista à Agência Lusa, a propósito do Dia Mundial da Anestesiologia, que se assinala na quarta feira pela primeira vez em Portugal, Lucindo Ormonde afirmou que existem atualmente 1200 profissionais.

“Para cobrir todas as áreas em que o anestesista intervém – bloco operatório, cuidados intensivos, cuidados pré operatórios, urgência, cuidados de dor, mais consultas de preparação dos doentes para as cirurgias – seriam necessários mais mil”, explicou.

Uma das áreas em que a falta destes especialistas é mais flagrante é na preparação dos doentes para as cirurgias.

“Estamos muito longe de conseguir chegar a todos os doentes necessários para prevenir o risco e preparar devidamente os doentes para as cirurgias”, acrescentou.

Lucindo Ormonde justificou este aumento da procura da especialidade com o avanço da medicina: “Quanto mais soluções se encontram, maior intervenção e necessidade de especialidades, como a anestesiologia, existe”.

Um dos fatores que contribuiu para a carência destes especialistas, nomeadamente no setor público, foi a “fuga” para os privados.

“Deu-se uma mudança de paradigma da medicina em Portugal, nos últimos seis e sete anos, com o aparecimento dos hospitais privados e das parceiras público privadas. Tudo mudou, assim como o mercado”, disse.

O presidente da SPA considera, contudo, que “mais tarde ou mais cedo, o equilíbrio há de atingir-se”.

A importância desta especialidade vai estar em destaque no Dia Mundial da Anestesiologia, ao longo do qual a SPA vai promover uma iniciativa “para desmistificar mitos e receios que a população em geral possa ter sobre anestesia e o anestesiologista”.

Na Gare do Oriente, no Parque das Nações, existirá um espaço onde poder-se-ão conhecer quais os parâmetros avaliados regularmente na “consulta de anestesia” que precede uma intervenção cirúrgica/operação.

Importa saber o Índice de Massa Corporal (IMC), Glicemia, Tensão Arterial, entre outros parâmetros que serão devidamente explicados e analisados pelo especialista presente no local.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.