Portugal é dos países em que o “canudo” faz mais diferença no que se pode ganhar a trabalhar

ouvir notícia

Portugal é dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico em que ter um curso superior faz mais diferença no dinheiro que se pode ganhar a trabalhar, segundo um relatório daquela organização.

Numa comparação entre 20 países membros da OCDE com dados de 2006, Portugal está entre os três países em que o “canudo” pode fazer maior diferença, embora se verifique, como em todos os outros países, que as mulheres estão em desvantagem.

Combinando os resultados do setor público e do privado, um estudante homem que complete o ensino secundário pode esperar ter um retorno de cerca de 207 mil euros, enquanto se acabar um curso superior pode atingir um retorno de 437 mil euros durante a sua vida de trabalho.

- Publicidade -

No caso de ser uma mulher, os valores são mais baixos: cerca de 139 mil euros se se ficar pelo ensino secundário e até 350 mil euros se tiver um curso superior.

O relatóro “Education at a glance” indica que Itália, Reino Unido e Portugal são os países em que o grau de ensino mais diferença faz nas hipóteses de remuneração.

O documento da OCDE regista que o retorno económico do investimento nos estudos é “um forte incentivo” a obter um grau de ensino superior.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.