Portugal, Espanha e França juntam-se para promover o carro elétrico

ouvir notícia

.

Portugal, Espanha e França querem criar um corredor comum de pontos de carregamento de veículos elétricos para promover a expansão desta solução de mobilidade e, com esse objetivo, vão apresentar uma candidatura conjunta a fundos comunitários, revelou ao Expresso o diretor-geral de Energia e Geologia, Carlos Almeida.

O documento que irá nortear a ação conjunta dos três países será assinado esta segunda-feira em Madrid, onde está a decorrer o Congresso Europeu do Veículo Elétrico, em cuja abertura Portugal foi representado pelo diretor-geral de Energia e Geologia.

A declaração dos três países irá também integrar uma apresentação desta iniciativa conjunta durante a conferência do clima de Paris (COP21).

- Publicidade -

O objetivo desta iniciativa é que os três países estejam ligados por uma rede de estradas em que haja infra-estruturas de carregamento rápido de veículos elétricos com características comuns, que facilitem a um mesmo utilizador o recurso aos pontos de carregamento para deslocações entre Portugal, Espanha e França.

No Congresso Europeu do Veículo Elétrico, em Madrid, participam várias entidades portuguesas, que estão a mostrar as suas soluções. São os casos da Efacec, Magnum Cap e CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Segundo dados da ACAP, de janeiro a setembro deste ano foram vendidos em Portugal 405 carros elétricos, depois de em todo o ano 2014 terem sido comercializados 216 automóveis deste tipo.

Miguel Prado (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.