Portugal fechou 2015 com a eletricidade e o gás mais caros da Europa

ouvir notícia

.

Portugal registou no segundo semestre de 2015 a eletricidade e o gás natural mais caros da Europa ao ponderar os respetivos preços em função do poder de compra, revelou esta sexta-feira o Eurostat, o organismo oficial de estatística da União Europeia (UE).

Em termos absolutos, incluindo impostos, Portugal teve preços médios de eletricidade para clientes domésticos no segundo semestre de 2015 que posicionaram o país em sétimo lugar (acima da média da UE e da Zona Euro), numa tabela em que os preços mais elevados foram registados na Dinamarca e Alemanha e os mais baixos na Bulgária e na Hungria.

No gás natural, incluindo impostos e também no segmento doméstico, Portugal teve o segundo preço mais alto da Europa, apenas atrás da Suécia e à frente de Espanha e Itália. Os preços mais baixos de gás foram registados na Roménia, Hungria, Estónia e Bulgária.

- Publicidade -

Em paridade do poder de compra, no entanto, o Eurostat revela que é em Portugal que a fatura do gás custa mais a pagar. Em segundo lugar surge Espanha e em terceiro lugar, com um custo semelhante (ajustado pelo poder de compra), a Grécia e a Suécia.

O preço da eletricidade ajustado pelo poder de compra é em Portugal o mais alto da UE, seguindo-se o custo da energia elétrica na Alemanha, Espanha e Roménia.

De acordo com o Eurostat, os preços médios da eletricidade no ano passado subiram 2,4% na UE, enquanto os do gás natural recuaram 1,7%.

No caso português, o regulador da energia determinou para 2015 um aumento das tarifas transitórias de eletricidade de 3,3%, a que se seguiu uma nova atualização de 2,5% em 2016.

No gás natural, a ERSE aprovou em 2015 uma descida de 7,3% das tarifas e já em 2016 o regulador propôs uma nova queda de 18,5% (resultante de uma primeira descida em maio e de uma nova diminuição dos preços a partir de julho).

Miguel Prado (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.