Portugal goleia Bósnia e garante presença no Euro 2012

ouvir notícia

.

O JA explica-lhe como vai decorrer o sorteio que se realiza a 2 de dezembro, em Kiev, na Ucrânia. Seleção Nacional já sabe que irá integrar o pote C e que não defrontará Croácia, Grécia e Suécia

.

Portugal carimbou o passaporte para a fase final do Euro 2012 depois de golear a Bósnia e Herzegovina, por 6-2, na segunda mão do “play-off”.

- Publicidade -

Após o empate sem golos no jogo disputado em Zenica, esta terça-feira à noite, no Estádio da Luz, Portugal cilindrou autenticamente a Bósnia com golos de Cristiano Ronaldo (aos 8 e 53 minutos), Nani (aos 24), Hélder Postiga (aos 72 e 82) e Miguel Veloso (aos 80). Zvjezdan Misimovic (aos 41, de grande penalidade) e Emir Spahic (aos 65), assinaram os golos bósnios.

Portugal confirmado no pote C

A UEFA já anunciou a distribuição dos potes do sorteio da fase final do Euro 2012, que terá lugar no Palácio das Artes, em Kiev, na Ucrânia, às 16h00 (de Portugal Continental) de sexta-feira, 2 de dezembro.

As 16 selecções serão distribuídas por quatro grupos (A, B, C e D), cada um com quatro selecções. Serão criados quatro potes de cabeças-de-série, nos quais serão colocadas em primeiro lugar as selecções dos países anfitriões, Polónia e Ucrânia. A primeira entrará automaticamente no Grupo A como A1, e a Ucrânia no Grupo D como D1.

A Espanha, campeã europeia, será colocada no Pote 1, juntamente com a Holanda, a selecção com o mais alto coeficiente, determinado na conclusão dos jogos do “play-off”.

As outras 12 selecções apuradas serão distribuídas pelos restantes potes, de acordo com os respectivos coeficientes.

Pote 1: Espanha e Holanda.
Pote 2: Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia.
Pote 3: Croácia, Grécia, Portugal e Suécia
Pote 4: Dinamarca, França, República da Irlanda e República Checa

Os “segredos” do sorteio

O sorteio começará pelo Pote 1, de modo a preencher a posição 1 nos Grupos B e C. Depois passará para o Pote 4, de onde será retirada uma selecção que será colocada em cada Grupo, consecutivamente do A ao D. Este procedimento será depois repetido para o Pote 3 e, finalmente, para o Pote 2.

A posição de cada selecção dentro do seu Grupo (2, 3 ou 4) também será determinada durante o sorteio.

Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, presidirá ao sorteio, e a cerimónia será conduzida por Olga Freimut e Piotr Sobczynski, dois conhecidos apresentadores de televisão dos países que organizam o torneio. O programa prevê três momentos de entretenimento, a cargo da P. Virsky Ukrainian National Folk Dance Ensemble, da cantora ucraniana Jamala e de um artista internacional surpresa.

Além disso, e dando corpo ao lema “Juntos A Fazer História”, a UEFA convidou jogadores lendários de todas as antigas edições do Euro para participar no espectáculo, que também incluirá o lançamento da bola oficial da competição.

O evento será transmitido em directo por mais de 70 parceiros de telecomunicação, em mais de 150 países de todo o Mundo.

(FPF)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.