Portugueses com diabetes são mais de um milhão

ouvir notícia

.

O relatório “Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional 2014” estima que 13,1% da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, padeçam da doença que atinge mais de um milhão de pessoas, a que se somam mais dois milhões de pessoas com pré-diabetes.

De acordo com o estudo divulgado esta terça-feira, em 2014 foram detetados cerca de 150 novos casos por dia, adiantando ainda o relatório que 40% das pessoas afetadas desconhece ser portadora da doença, o que facilita a sua progressão silenciosa.

O envelhecimento da população é uma das causa diretas do aumento da prevalência da diabetes, que atinge uma em cada quatro pessoas a partir dos 60 anos. O excesso de peso é outros dos factores de risco, sendo a prevalência de diabéticos quatro vezes superior entre os obesos, calculando o o estudo que cerca de 90% da população com a doença registe excesso de peso.

- Publicidade -

No grupo das crianças e jovens, a diabetes tipo 1 mantém-se estável nos 3365 casos até aos 19 anos, tendo-se registado até uma ligeira descida nos menores de 14 anos. Em termos de género, a prevalência continua a ser maior entre os homens (15,8%) do que no sexo feminino (10,8%).

O crescimento da doença fez disparar os custos diretos da doença em 50 milhões de euros face a 2013, revelando o relatório do Observatório Nacional a duplicação do custo médio dos medicamentos nos últimos 10 anos.

O documento apresentado esta terça-feira adianta ainda que a doença representa 10% das despesas de saúde, tendo os utentes do Serviço Nacional de Saúde encargos diretos de 20,6 milhões de euros com o consumo de antidiabéticos orais e insulinas, o equivalente a 8,5% dos custos do mercado de ambulatório com este tipo de medicação em 2014.

Isabel Paulo (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.