Portugueses nunca estiveram tão pessimistas

ouvir notícia

.

O indicador de confiança dos consumidores atingiu, em outubro, um novo mínimo histórico desde o início da série do INE em 1997. Perspetivas das famílias sobre a economia e a sua própria situação financeira são as piores de sempre.

A confiança dos consumidores portugueses bateu em outubro um novo mínimo histórico desde que o Instituto Nacional de Estatística começou a calcular o indicador em setembro de 1997. O índice já tinha caído drasticamente em setembro, interrompendo a recuperação de agosto, e voltou a cair agora.

O pessimismo das famílias acontece nos dois meses de regresso em força das medidas de austeridade. Primeiro, com o pacote da TSU apresentado por Passos Coelho a 7 de setembro. E, em outubro, com o Orçamento do Estado para 2013 e o forte agravamento dos impostos, nomeadamente do IRS.

- Publicidade -

A situação económica do país e sua própria situação financeira são das duas grandes preocupações dos portugueses. Quer relativamente aos últimos 12 meses, quer nas perspetivas para o futuro, estes dois pontos atingiram o valor mais baixo destes 15 anos do indicador.

João Silvestre (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.