Portugueses provam que Sistema Solar é modelo universal

ouvir notícia

.

Cientistas do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e do Observatório de Genebra provaram que as órbitas alinhadas do Sistema Solar são a norma noutros sistemas planetários.

Investigadores do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e do Observatório de Genebra (Suiça) demostraram que as órbitas dos sistemas planetários conhecidos são alinhadas como o Sistema Solar.

Os cientistas analisaram dados do espectrógrafo HARPS e do satélite Kepler e um artigo sobre a sua descoberta foi aceite para publicação na conhecida revista de referência internacional “Astronomy & Astrophysics”.

- Publicidade -

O espectrógrafo de alta precisão HARPS, localizado no Observatório Europeu do Sul (ESO), no Deserto do Atacama (Chile), deteta variações de velocidade até um mínimo de 4 km/hora, o equivalente à velocidade de uma pessoa a caminhar.

Simulados 100 milhões de sistemas planetários

Na investigação foram simulados 100 milhões de sistemas planetários com as características previstas pelo censo do HARPS e com dispersão variável dos planos orbitais.

Os resultados foram comparados com os dados obtidos pelo satélite Kepler e concluiu-se que são compatíveis apenas nos sistemas com um plano orbital comum, ou seja, em que as órbitas dos planetas estão inclinadas menos de 1 grau entre si.

Os resultados agora publicados são muito importantes para a compreensão do mecanismo de formação e evolução de planetas extra-solares, pois mostram que as órbitas planetárias são predominantemente alinhadas, reforçando a ideia que os planetas se formam num disco em redor das estrelas e limitam muito a sua evolução dinâmica, sendo as colisões entre planetas muito raras.

Pedro Figueira (CAUP), primeiro autor do artigo científico da revista “Astronomy & Astrophysics”, afirma que “estes resultados mostram-nos que a maneira como o Sistema Solar se formou deve ser comum. A sua estrutura é a mesma que a dos sistemas planetários que estudámos, isto é, com os planetas a orbitarem todos aproximadamente no mesmo plano.”

O artigo é também assinado, entre outros, por Michel Mayor, o famoso astrofísico do Observatório de Genebra que descobriu os primeiros planetas extra-solares.

Virgílio Azevedo (Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.