Postos de saúde de praia voltam a garantir cuidados de enfermagem

ouvir notícia

.

.

A Administração Regional de Saúde do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa disponibilizam 31 postos de saúde de praia ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem.

Estes equipamentos visam “dar resposta a situações clínicas de menor gravidade que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada”, explica a ARS Algarve.

- Publicidade -

Os postos de saúde de praia funcionam até 16 de setembro, com o horário de atendimento das 10h00 às 18h00 horas (até 15 de julho) e das 10h00 às 19h00 horas (de 16 de julho a 31 de agosto). Sete destes postos vão manter-se em funcionamento os dias 01 e 16 de setembro, das 10h00 às 18h00 horas.

Os veraneantes podem recorrer aos cuidados de saúde de enfermagem na praia em diversas situações como por exemplo insolações, quebra de tensão, picadas de peixe-aranha ou pequenas escoriações para receberem tratamento no local, evitando deslocações desnecessárias para alguma unidade de saúde.

Em caso de necessidade, o posto de saúde de praia funciona também como ponto de esclarecimento e de triagem, sendo o utente encaminhando pelos profissionais de enfermagem para uma unidade de saúde adequada.

Os recursos afetos a estes posto de saúde são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo “uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar”, frisa a ARS Algarve.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.