Praga de escaravelhos obriga a remover 100 palmeiras

ouvir notícia

A Câmara de Faro estimou que pelo menos 100 das 400 palmeiras existentes no concelho tenham que ser removidas devido à praga causada por um escaravelho, doença cujo tratamento pode custar entre 100 a 250 euros por árvore.

Em comunicado, a autarquia diz que já se investiu 29 mil euros em tratamentos para tentar salvar as palmeiras e que serão necessários mais 36 mil euros para limpar, cortar e incinerar as 70 já identificadas como irrecuperáveis.

“Estamos a envidar todos os esforços para atenuar o cataclismo ambiental que esta praga acarreta, já que esta espécie é um marco identitário da cidade e do concelho, pelo que merece o esforço financeiro”, refere a autarquia.

- Publicidade -

O escaravelho das palmeiras é um insecto que vive e se alimenta no interior do tronco desta e os danos produzidos são tão graves que as árvores ficam normalmente irrecuperáveis.

Pelo facto de estes insectos conseguirem efectuar voos contínuos de distâncias entre os quatro e os cinco quilómetros, a sua propagação é difícil de conter.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.