Praias de Albufeira estreiam bandeiras para daltónicos

ouvir notícia

.

Pela primeira vez no Algarve, os banhistas daltónicos vão poder identificar as cores das bandeiras nas praias. A estreia decorreu na Praia dos Pescadores, em Albufeira, na semana passada, durante a cerimónia da abertura oficial da época balnear.

Para além de ser líder das bandeiras azuis da Europa, pelo terceiro ano consecutivo, com 25 praias galardoadas, o município de Albufeira é agora o primeiro município a sul do país a hastear a bandeira “Color Add”, que permite às pessoas com daltonismo saber das condições do estado do mar e reconhecer os contentores de recolha seletiva de resíduos existentes nas praias.

Segundo os responsáveis, esta medida insere-se no âmbito do projeto “Color add”, um sistema universal de cores, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas por símbolos gráficos, que permite reconhecer as cores das bandeiras e os contentores de recolha seletiva de resíduos instalados nas praias, bem como outro tipo de informação em que a cor é o fator de orientação.

- Publicidade -

O presidente da autarquia, José Carlos Rolo, justificou que “Albufeira é um destino inclusivo, daí a nossa aposta na mobilidade, dotando o concelho das condições necessárias para que todos possam usufruir da beleza das nossas praias em segurança”.

Já Rogério Neto, o vereador responsável pelo pelouro do ambiente da Câmara de Albufeira, reforçou a importância da implementação do sistema para daltónicos, referindo que cerca de 10% da população masculina e 5% da população feminina no mundo sofre de daltonismo. “Nesta primeira fase, para além da praia dos Pescadores, a bandeira irá estar hasteada nas praias do Peneco, Inatel, Oura, Santa Eulália e Maria Luísa”, informou.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.