Preço da OPA do Caixabank sobre o BPI dececiona

ouvir notícia

.

Depois de o BPI ter vindo anunciar, este domingo, a rutura das negociações entre Isabel dos Santos e o grupo La Caixa, esta manhã o banco espanhol lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o banco liderado por Fernando Ulrich. É um passo em frente depois de ter falhado uma tentativa de entendimento com a empresária angolana, e uma forma de contornar a barreira criada pela dificuldade em chegar a acordo.

O Caixabank, maior acionista do BPI, com 44,1%, oferece 1,113 euros por ação. É, dizem analistas ouvidos pelo Expresso, um valor “dececionante”. É que em fevereiro de 2015, o CaixaBank tinha oferecido €1,329 por ação. E a 11 de abril, último dia de negociação das ações do BPI, as ações tinham transacionado a €1,19. A cotação das ações do BPI encontra-se suspensa desde a passada segunda-feira, e aguarda-se agora a qualquer momento que seja levantada.

O sucesso da OPA do Caixabank está dependente da desblindagem dos estatutos do BPI, cujos votos estão limitados a 20% do capital, e à obtenção de mais de 50% do capital do banco. O Presidente da República já tem entretanto em Belém uma proposta de lei do Governo para desblindagem dos estatutos. O diploma que permite a alteração da legislação foi aprovado pelo executivo de António Costa na passada quinta-feira.

- Publicidade -

Com a OPA, e se esta tiver sucesso, o Caixabank cria condições para responder à exigência do Banco Central Europeu (BCE) de reduzir a exposição do BPI ao Banco Fomento de Angola (BFA), já que poderá avançar mais facilmente para uma solução, admitem analistas. Já Isabel dos Santos, detentora através da Santoro de 20% do capital do BPI, perde poder negocial. O banco liderado por Ulrich tinha até ao dia 10 de abril para resolver a situação do BFA e da exposição a África, caso contrário poder-lhe-ia ser aplicada pelo BCE uma coima diária de até 5% do volume de negócios (cerca de 160 mil euros no máximo). Resta agora saber o que irá fazer Frankfurt.

Anabela Campos (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.