Preços das “SCUT” publicados no “Diário da República”

ouvir notícia

Cobrança de portagens nas SCUT depende da votação no Parlamento de um projeto de lei, que visa impedir a entrada em funcionamento,a 1 de julho, do sistema de cobranças através de chips nas matrículas.

O “Diário da República” publica hoje os novos preços para as viagens nas chamadas SCUT, concluindo-se que a mais cara para os utilizadores é a A28, no Norte Litoral, que custará 4.05 euros nos novos troços pagos.

- Publicidade -

Ao contrário, das SCUT (autoestradas, até agora, sem custos para o utilizador) que vão começar a ser pagas a partir de 1 de julho – Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata -, a mais barata é a A4 (Porto), onde os utentes terão de pagar apenas 50 cêntimos pela viagem nos troços que o Governo decidiu cobrar.

A cobrança destas portagens está, no entanto, dependente da votação de um projeto de lei, no Parlamento, que visa impedir a entrada em funcionamento do novo sistema de cobranças através de chips nas matrículas.

Se a proposta vingar “não haverá forma de cobrar as portagens nas SCUTS a partir de 1 de julho”, garante o movimento contra as portagens nas SCUT, que engloba utentes do Grande Porto, Costa da Prata e Litoral Norte, que tem agendado um protesto para 22 de junho, a partir das 18h, “à entrada da cidade do Porto, entre as rotundas AIP (Produtos Estrela) e do Bessa”.

Identificador obrigatório

Quanto à forma de pagamento, os utentes terão à sua disposição três modalidades para fazer o pagamento das portagens a partir do dia 1 de julho. De acordo com o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o pagamento de portagens nas SCUT será feito por via eletrónica, pelo que os utilizadores destas vias terão que usar um identificador próprio, que “será gratuito nos seis primeiros meses”.

“Quem já tem Via Verde não terá que fazer absolutamente mais nada para continuar a andar nas autoestradas onde serão introduzidas portagens. Quem não tem e queira andar nestas autoestradas, terá que dirigir-se a um dos postos de venda” dos identificadores, alerta o Executivo. Os CTT e a Via Verde são dois dos locais onde poderão ser adquiridos os identificadores.

As viaturas estrangeiras que circulem nas três SCUT também “terão que usar um identificador e os carros novos que saiam dos stands a partir do dia 1 de junho passarão também a ter o identificador”, segundo o Ministério.

O Governo fixou em oito cêntimos por quilómetro o valor de referência a cobrar nas SCUT A28, A29, A41 e A42, preço igual às autoestradas já com portagem.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.