ECONOMIA

Preços na produção industrial sobem 4,1% em maio em termos homólogos

O índice de preços na produção industrial aumentou 4,1 por cento em maio em termos homólogos e subiu 0,1 pontos face ao mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Com exceção do agrupamento de bens de consumo (-0,4 por cento), todos os restantes registaram variações homólogas positivas”, escreve o INE, que salienta que o “principal contributo para a variação do índice total foi dado pelo agrupamento de Energia, com 3,3 pontos percentuais, associado a uma variação homóloga de 11,4 por cento”.

A seção das Indústrias Transformadoras registou uma taxa de variação homóloga de 4,3 por cento e na seção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio “a taxa de variação homóloga estabilizou em 3,3 por cento, em comparação com o mês precedente”, segundo o instituto de estatísticas.

As seções de Captação, Tratamento e Distribuição de Água; Saneamento, Gestão de Resíduos e Despoluição e das Indústrias Extractivas apresentaram taxas de variação homóloga de 4,3 por cento e de 0,1 por cento, respetivamente.

Os preços na produção industrial registaram, em maio, uma taxa de variação mensal de 0,4 por cento, inferior em 0,7 pontos percentuais à taxa observada no mês anterior.

A taxa de variação média nos últimos 12 meses, por seu turno, situou-se em -1,2 por cento.

CSJ

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

JA/Lusa

Advertisements

Assine já com 10% de desconto. Cupão: CPNOVO Ignorar

Tamanho da Fonte
Contraste
%d bloggers like this: