Prémio literário de homenagem a António Rosa Mendes é apresentado hoje

ouvir notícia

.

Tendo em consideração o importante legado histórico, académico e cultural de António Rosa Mendes, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António irá lançar um concurso nacional, de caráter bienal, denominado “Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes”, com o propósito de promover, de forma contínua, a investigação e a literatura sobre história no nosso país.

O concurso será apresentado hoje (quarta-feira), na Universidade do Algarve, no Anfiteatro Teresa Júdice Gamito, a partir das 14h30, e insere-se no programa de homenagem da academia algarvia no ano em que se comemora o sexagésimo aniversário sobre o nascimento de Rosa Mendes.

A jornada contempla igualmente uma sessão solene de atribuição do nome de António Rosa Mendes à Biblioteca da Universidade do Algarve.

- Publicidade -

Neste âmbito, a autarquia de VRSA irá também editar duas obras literárias sobre a vida e obra de António Rosa Mendes: uma primeira denominada “Subsídios para a Monografia de António Rosa Mendes» e uma segunda denominada “Biografia de António Rosa Mendes”.

A iniciativa contará com o contributo do vila-realense Neto Gomes e do escritor Carlos Campaniço, que se associaram a este projeto de homenagem.

Também no passado dia 13 de maio, feriado municipal, a Câmara de VRSA atribuiu o nome do professor António Rosa Mendes ao Arquivo Histórico Municipal.

A cerimónia faz parte do programa de homenagem do município a Rosa Mendes que tem como objetivo sublinhar o Homem e a sua Obra, de forma a perpetuar o seu exemplo no nosso Município e na Região.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, o programa de homenagens “honra o nome e obra de Rosa Mendes e dignifica a sua vivência enquanto intelectual, homem bom e homem de cultura”.

Natural de VRSA, António Rosa Mendes foi um professor emérito, respeitado e admirado por alunos e colegas e por toda a comunidade das suas relações, tendo contribuído para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve.

Foi, durante a sua vida, reconhecido publicamente como um homem íntegro, culto, humanista, desprendido, humilde, com caráter, princípios e coragem cívica, tendo as raízes algarvias marcado toda a sua intervenção académica, cívica, social e política.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.