Prémio reconhece “heróis” algarvios que lutam por causas

ouvir notícia

Maria Veleda (1871-1955) nasceu em Faro e foi uma verdadeira heroína no seu tempo. Foi uma lutadora pelos ideais de justiça, liberdade e igualdade numa sociedade muito conservadora

Apesar de não possuir muitos estudos, a algarvia Maria Veleda (1871-1955) veio a tornar-se uma das mulheres mais influentes do nosso país na luta pela igualdade e direito ao voto. Esta “heroína” da região inspirou um prémio que pretende distinguir outros “heróis” que dedicam uma vida a lutar por causas. O Prémio Maria Veleda já distinguiu Margarida Tengarrinha (2014), José Louro (2016) e Mendes Bota (2017). Quem será o próximo…?

 

Qualquer cidadão ou instituição regional – pública ou privada – pode apresentar, até ao próximo dia 15 de setembro, propostas de candidatura ao Prémio Regional Maria Veleda.

- Publicidade -

Trata-se de uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, criada em 2014, que tem como objetivo “destacar e reconhecer o mérito de personalidades algarvias cujo longo percurso cultural e cívico as tenha revelado como protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na região”.

O prémio foi inspirado numa professora primária e feminista algarvia, que foi pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres. Tudo isto numa sociedade muito conservadora e pouco aberta à mudança.

Maria Veleda, nascida em Faro (1871-1955), foi uma verdadeira heroína no seu tempo, batendo-se sempre pelos ideais de justiça, liberdade, igualdade e democracia. Esta algarvia chegou mesmo a destacar-se como uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português, a “Liga Republicana das Mulheres Portuguesas”, tendo sido alvo de constantes perseguições e até ameaças de morte, movidas por alguns setores católicos e monárquicos mais conservadores…

 

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 6 DE SETEMBRO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.