Presépio animado com mais de 100 figuras em movimento anima Lagos

ouvir notícia

.

Inteiramente criado por José Cortes, a construção deste presépio muito especial ocupou muitas e muitas horas de trabalho a este lacobrigense. O resultado está à vista e pode ser conhecido, entre os dias 15 de dezembro e 6 de janeiro, numa garagem em Lagos

Os materiais, à base de esferovite, madeira e pedra, foram esculpidos com paciência e entusiasmo. Muitas horas de trabalho e criatividade trouxeram à luz do dia um presépio animado em que nada ficou esquecido…

Há anos que José Cortes se “entretinha” com presépios. No entanto, e devido à sua vida profissional (era proprietário de uma loja de vestuário no centro histórico de Lagos), nunca se conseguiu dedicar a esta paixão tanto quanto gostaria.

- Publicidade -

O ano passado, e porque já tinha na ideia a sua reforma, começou, logo em janeiro, a criar o seu presépio. Entrou na sua garagem (situada na rua 5 de Outubro) e aí se esqueceu do tempo!

Começou por imaginar como tudo iria ficar e deitou mãos à obra. Mas só a partir de agosto, altura em que trespassou o seu negócio, se conseguiu dedicar a tempo inteiro a este sonho. Foram precisas muitas horas para a procura dos materiais certos, das cores certas, dos bonecos certos, e muita, muita paciência. Em dezembro, abriu pela primeira vez ao público escolar e, mais tarde, toda a população foi convidada a conhecer o seu presépio. Foi um sucesso. Tanto que este ano, em maio, começou desde logo a pensar em aumentar o seu presépio animado. Agora, com figuras articuladas e com movimento. Mais uma vez deitou mãos à obra. Nesta segunda fase, comprou e adaptou mais de 100 bonecos para que tudo estivesse aqui representado. Pormenores deliciosos que nos transportam para o mundo mágico do Natal!

E mais uma vez, José Cortes quis associar esta sua paixão a uma outra, ajudar os que mais necessitam. Por isso mesmo, todo o resultado da venda de brochuras sobre este presépio e de peças elaboradas por si para este fim reverte a favor do Núcleo de Educação da Criança Inadaptada (NECI).

A entrada na garagem do artista é livre, e o presépio pode ser visitado, entre os dias 15 de dezembro e 6 de janeiro, entre as 16h00 e as 20h00. Os dias 10 a 14 estão reservados para visitas escolares do pré-escolar e 1º ciclo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.