“Presépio Gigante” de VRSA tem 5 mil figuras e é o maior do Algarve

ouvir notícia

 

 

 

- Publicidade -

 

O “Presépio Gigante” de Vila Real de Santo António, cuja 16.ª edição abre ao público este sábado no Centro Cultural António Aleixo, será composto, este ano, por 5 mil figuras, reforçando-o como o maior do Algarve e um dos maiores do país.

A sua construção incorpora mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça. Para surpreender os milhares de visitantes, a estrutura volta a apresentar peças novas e a apostar na introdução de iluminação led e de sistemas de animação sonora. A reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia são outros dos atrativos.

Para dar vida a este presépio com 220 metros quadrados foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há quase um ano, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito nas instalações da autarquia.

Soma-se a esta extensa lista uma gigante base de suporte onde se localiza a área técnica, o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos. Uma das razões do sucesso do “Presépio Gigante” de VRSA está também nos relevos, cenários e figuras mecânicas que lhe dão vida, fatores que o distinguem de todos os outros existentes no país.

O “Presépio Gigante” de VRSA tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a colaboração de Joaquim Soares, João Gomes e muitos outros voluntários que se juntaram ao projeto.

Ao longo dos anos, este presépio tem ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis, holandeses, alemães, franceses e britânicos.

Poderá ser visitado diariamente, até ao dia 6 de janeiro, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.