Presépio tradicional em cortiça para ver em S. Marcos da Serra

ouvir notícia

.

Um presépio tradicional em cortiça, da artesã Alzira Cabrita, estará patente de 3 de dezembro e 11 de janeiro, no edifício da junta de freguesia de S. Marcos da Serra, concelho de Silves.

São mais de uma dezena as peças em exposição, desde a adoração do menino à chegada dos reis magos, passando pela representação de monumentos e cenas do quotidiano.

Este presépio foi doado à Casa Museu João de Deus (CMJD) há mais de uma década, tendo as suas peças sido alvo de restauro por Horácio Campos Trindade, antigo colaborador do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês (equipamentos atualmente encerrados).

- Publicidade -

A inauguração da mostra encontra-se agendada para dia 3 de dezembro, pelas 16h00.

A artesã Alzira de Jesus Cabrita nasceu em Vale Fuzeiros em 1920. Foi durante muitos anos especialista em doçaria tradicional de figo seco e desde jovem que também revelou uma imensa sensibilidade e aptidão para trabalhar a cortiça. Em 1954 criou o seu primeiro quadro em cortiça, encomenda da Fabrica do Inglês, e a partir de então elaborou inúmeras peças em cortiça. Durante a sua vida participou em mais de 60 exposições. No ano de 1998 doou grande parte do seu espólio ao município de Silves através da Casa-Museu João de Deus.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.