Presidência da República explica voto contra Mandela

ouvir notícia

.

No mesmo dia, na Assembleia Geral da ONU, Portugal vota a favor e contra a libertação de Nelson Mandela, porque não quis associar-se à defesa da luta armada.

A Presidência da República disponibilizou hoje a declaração de voto apresentada em 1987 na ONU, frisando que o texto desta “é suficientemente esclarecedor”, depois de Cavaco Silva ter sido acusado de, enquanto primeiro-ministro, ter votado contra a libertação de Mandela.

Em 1987, era primeiro-ministro Cavaco Silva, Portugal votou contra uma moção das Nações Unidas que pedia a libertação de Nelson Mandela, defendendo o recurso à luta armada, e logo a seguir deu o seu voto favorável a outra proposta que também exigia a liberdade do líder sul-africano, mas sem menção a violência.

- Publicidade -

No total, contaram-se oito moções que a 20 de novembro de 1987 foram a votação na Assembleia Geral das Nações Unidas contra a política de apartheid na África do Sul.

O representante português, Ramalho Ortigão, votou contra a moção A, que pedia a libertação de Mandela depois de um considerando em que se defendia a luta armada e fez uma declaração de voto explicando as suas reservas.

No mesmo dia, quando na votação da moção G, a representação portuguesa votou a favor. Um dos seus pontos pedia a “libertação imediata e incondicional de Nelson Mandela a todos os outros prisioneiros políticos”, sem outros considerandos.

A aparente contradição é justificada pela declaração de voto apresentada por Portugal em que se pode ler que “a delegação portuguesa (…) reafirma a sua forte objeção e oposição a esta aberrante sociedade baseada no racismo institucionalizado e desigualdade racial”, embora lamentando não poder apoiar toda a resolução.

“Por exemplo, não concordamos que as resoluções da Assembleia Geral devam endossar a violência sob que forma for, como único meio de corrigir situações de injustiça”, escreve-se na declaração então distribuída.

Luísa Meireles (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.