Presidente da Junta de São Brás prepara-se para lutar por Loja Social e Crematório

ouvir notícia

Em breve a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel vai mudar para uma sede nova que terá espaço para poder acolher mais serviços e mais iniciativas. David Gonçalves explicou ao JA que em breve pretende abraçar um novo desafio: a Loja Social. Criar serviços eficazes e que dêem resposta às necessidades dos munícipes ao mesmo tempo que se promovem atividades que impulsionam a interação entre a população e promovem a saúde e qualidade de vida são metas que tenta alcançar com a sua equipa constantemente

Sofia Cavaco Silva

Jornal do Algarve – Não é complicado gerir uma freguesia que tem exatamente as mesmas dimensões do concelho?
David Gonçalves – Não se torna de forma alguma complicado porque as áreas de intervenção estão definidas entre a autarquia e a Junta de Freguesia, sendo que em muitas das iniciativas se complementam e ambas as entidades procuram trabalham no sentido de não haver sobreposições de serviços.
JA – Está em construção a nova “casa” da Junta de Freguesia. Este novo edifício vai permitir mais eficácia e nova dinâmica aos serviços? Quais as suas expectativas?
DG – Pretendemos que este espaço esteja ao serviço de todos, contribua e acompanhe o futuro de São Brás de Alportel.
Tendo o concelho de São Brás um crescimento médio anual de quatro por cento,o edifício onde funciona a Junta de Freguesia traduz-se como um espaço exíguo que nos constrange na capacidade de resposta à população e que nos limita na aposta em novas áreas de intervenção.
A necessidade da construção de um novo espaço que reúna todas as condições, para que se possa aumentar os serviços de apoio à população e assim responder, com maior dignidade, às necessidades partilhadas pelos são-brasenses, é visivelmente clara para nós.
Trata-se de um espaço polivalente que irá permitir que todos possam desenvolver e reforçar o papel interventivo e ativo no desenvolvimento e no bem estar de todos nós.
JA – Qual a obra ou projeto que considera vital e que se tem revelado mais dificil de concretizar?
DG – Creio que tanto a freguesia como o concelho e a região sente a necessidade de construção de um crematório. Digo isto, tendo em conta os problemas que a curto prazo iremos sentir com a falta de espaço no nosso cemitério. A Junta é proprietária de um terreno anexo ao cemitério, mas julgamos que o uso do mesmo para alargamento do actual cemitério, não será a melhor solução.
É um projeto que gostaríamos de vir a executar mas cujos custos são incomportáveis para nós, pelo que a sua execução só se torna viável pelo processo de conceção e construção. Esse é o próximo projeto em que nos iremos empenhar.
JA – Quais os projetos do executivo desta Junta de Freguesia a curto e médio prazo?
DG – Temos ainda um vasto leque de iniciativas que regularmente vamos desenvolvendo ao longo do ano de caráter social, cultural, educativo, bem como desportivo, mas sempre com o objetivo de contribuir para uma maior qualidade de vida dos nossos munícipes. Temos apostado fortemente na saúde, na qualidade de vida e no envelhecimento ativo da nossa população sénior.
A curto prazo seremos ainda parceiros da Câmara Municipal naquele que será o projeto da Loja Social de São Brás de Alportel, onde iremos ter um papel bastante ativo.
JA -Quais as maiores dificuldades que enfrenta actualmente?
DG -São Brás de Alportel, comparando com outros concelhos que conhecemos, não é neste momento um concelho que se possa chamar de muito problemático na área social.
A Junta de Freguesia e a autarquia estão atentas e nesse sentido estão a ser desenvolvidas medidas no sentido de poder contribuir para o minorar de algumas dificuldades das famílias mais carenciadas. É aqui que surge a Loja Social, no sentido de, de uma forma mais estruturada, ampla e organizada se conseguir dar resposta aos problemas de muitas famílias. O projeto ainda estar numa fase embrionária.
De referir que existe uma Rede de Voluntariado em São Brás de Alportel, que julgo estar a dar passos para a sua constituição enquanto associação e que até ao momento tem tido uma intervenção muito positiva, que poderá ser igualmente impulsionada com a concretização da Loja Social.
JA – Na sua opinião as Juntas de Freguesia são vistas como uma estrutura importante ou são menosprezadas?
DG – As Juntas de Freguesia têm tido ao longo dos tempos um papel crucial na estratégia do desenvolvimento do país. Este reconhecimento, nem sempre tem sido feito da melhor forma, embora exista um sentimento unânime face ao trabalho desenvolvido graças sobretudo à proximidade que no dia a dia nos leva a um contato mais profundo com as nossas gentes.
No nosso caso, a população procura-nos sempre que necessita, mas nós também vamos ao seu encontro na procura pela resposta conjunta que enalteça a eficácia e a eficiência na resolução dos seus anseios. Esta é a realidade que se vive na Freguesia de São Brás de Alportel.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Preço médio semanal da ERSE aumenta 2% para a gasolina e 1% para o gasóleo

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou 2%...

Festival de Caminhadas do Ameixial regressa em abril

A 11.ª edição do Festival de Caminhadas do Ameixial vai decorrer entre 26 e...

Programa de redução de abandono no ensino superior atribuiu 10 ME este ano

O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior atribuiu,...

Programa Viva+ dinamiza atividades desportivas em Lagoa

O Programa Viva+ promove mais uma atividade, o “Crosstraining 2024”, no próximo dia 12 de abril,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.