Presumíveis terroristas detidos na Noruega

Três presumíveis membros da Al-Qaida foram detidos hoje de manhã em Oslo por suspeita de planearem ataques terroristas concertados, com planos semelhantes em Inglaterra e em Nova Iorque, segundo as autoridades norte-americanas e norueguesas.

“A PST (polícia de segurança pública norueguesa) deteve hoje, 08 de julho de 2010, três pessoas suspeitas de prepararem ataques terroristas”, segundo um comunicado colocado no site da polícia.

O mesmo texto remete pormenores para uma conferência de imprensa a realizar hoje de manhã. O primeiro ministro norueguês, Jens Stoltenberg, e o ministro da Justiça, Knut Storbergeta, vão também dar uma conferência de imprensa às 13:30 locais (12:30 em Lisboa).

Os três homens, cujos nomes não foram divulgados, estavam a ser vigiados há mais de um ano. Responsáveis norte-americanos, citados pela agência noticiosa Associated Press, pensam que eles estavam a planear atentados com bombas portáteis mas potentes, semelhantes às usadas no atentado suicida frustrado do ano passado no metropolitano de Nova Iorque.

MDR

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Advertisements

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar
Tamanho da Fonte
Contraste