Faro: Maior central solar do concelho vai abastecer cerca de sete mil habitações

O parque solar de Santa Bárbara de Nexe será constituído por 24 mil painéis que vão evitar a emissão de mais de seis mil toneladas de CO2 por ano.

ouvir notícia

A freguesia de Santa Bárbara de Nexe foi a escolhida para albergar a maior central solar do concelho de Faro. A nova central fotovoltaica terá uma capacidade de produção anual de 24 GWh de energia, o que irá permitir abastecer cerca de sete mil habitações. As obras começam na próxima segunda-feira, dia 04 de abril.

O projeto foi apresentado esta quinta-feira, 31, momento em que foi simbolicamente lançada a primeira pedra e o primeiro painel no terreno onde será construída a futura central.

Ao todo, o parque solar será constituído por 24 mil painéis bifaciais, que vão evitar a emissão de mais de seis mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

- Publicidade -

Segundo Rogério da Ponte, diretor da Génese Natural – empresa de energias renováveis e sustentabilidade responsável pelo projeto -, a conclusão dos trabalhos está prevista para o final de 2022.

A Génese Natural vai investir 13 milhões de euros na construção e desenvolvimento da Central Fotovoltaica de Santa Bárbara de Nexe.

O presidente da autarquia de Faro, Rogério Bacalhau, destaca que a inauguração deste equipamento “reveste-se de um singular significado para o concelho porque vem ao encontro da nossa política de sustentabilidade ambiental e enquadra-se nos objetivos definidos por este executivo em matéria de energias renováveis e amigas do ambiente”, sendo esta uma alternativa “caso exista alguma falha da rede nacional de abastecimento”.

A construção daquela central está, segundo Andreas Schuenhoff, diretor do Grupo Asunim e parceiro do projeto, está em consonância com as questões de preservação ambiental e teve em consideração “o impacto ambiental que a central poderá ter na zona em que se insere”, garantiu. Neste sentido, será uma prioridade “preservar a biodiversidade existente” e a criação de “corredores naturais entre as zonas principais do parque fotovoltaico”.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Rogério da Ponte, diretor da Génese Natural e Andreas Schuenhoff, diretor do Grupo Asunim, participaram na cerimónia.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.