Primeiro dia de “Albufeira 21 Summit” destaca redes e meios digitais

ouvir notícia

A primeira edição do “Albufeira 21 Summit” começou na quinta-feira, com um encontro de especialistas e agentes locais com o objetivo de debaterem a atualidade do concelho nas diversas áreas, tal como as necessidades para o futuro, anunciou a autarquia. 

Ação Social, Saúde, Património Natural e Cultura, Juventude e Desporto e Segurança e Proteção Civil foram as áreas abordadas durante todo o dia, com os intervenientes a destacarem a “importância de se trabalhar em rede e que para o efeito, os meios digitais em muito contribuem para a sua eficácia, sendo por isso duas áreas a apostar no futuro”, segundo o comunicado. 

A sessão de abertura ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, salientando que a política financeira que implementou no passado permitiu ao município enfrentar a atual crise.  

- Publicidade -

“Ninguém fica para trás, o município tem uma responsabilidade coletiva e de solidariedade, que nesta época difícil que enfrentamos nos permitiu apoiar as famílias, as empresas, as associações e as IPSS, a economia circular e continuamos empenhados para que o concelho não pare. Albufeira tem a obrigação de estar preparada para seguir em frente”, refere. 

Sobre a área de Ação Social, foi salientada a necessidade de haver reflexão acerca dos efeitos da pandemia de covid-19 na saúde mental dos utentes de instituições, colaboradores e famílias, além de ter de se repensar nos “contextos laborais e formativos” da população. 

Já em relação à Saúde, o presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, alertou para a possível chegada de outras pandemias no futuro e sobre a falta de médico de família a 10% da população. 

Outro dos desafios que salientou foi a necessidade de “incrementar a telemedicina, a telemonitorização, ou seja, usar os meios informáticos para dar uma melhor resposta às necessidades das pessoas. Uma linha de futuro passa não só pela personalização, mas também pela capacidade de tratar problemas com eficácia à distância e isso só com telemedicina e telesaúde”. 

Relativamente ao Património Natural e Cultura, a diretora regional da Cultura, Adriana Nogueira, afirmou que “trabalhar em rede é fundamental no desenvolvimento que se deseja para o Algarve”. 

O presidente da Direção Regional da Juventude e Desporto, Custódio Moreno, também particiou na iniciativa, salientando a necessidade de pensar no futuro com os jovens e não pensando em soluções “para” os jovens. 

Quanto à Segurança e Proteção Civil, foi debatida a implementação da videovigilância e a possibilidade de se repensar nos horários dos estabelecimentos de bebidas. 

O primeiro dia de “Albufeira 21 Summit” pode ser revisto aqui

O Jornal do Algarve é parceiro oficial desta iniciativa. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.