Primeiro fotógrafo de Albufeira dá nome a rua

ouvir notícia

As freguesias de Albufeira e Guia vão ver algumas das suas artérias, até aqui não identificadas, com novos topónimos.

A Rua do Rio Seco, Rua da Oficina, Rua João de Deus e Caminho do Poço do Amendoal são os novos nomes de arruamentos na Guia.

A freguesia de Albufeira vê nascer a Praceta Fausto Napier, na zona da Corcovada, junto à Rotunda do Globo. “Este topónimo vem prestar homenagem ao primeiro fotógrafo de Albufeira, único durante décadas, que captou imagens de acontecimentos que marcaram uma época e várias gerações de albufeirenses”, adianta em comunicado a autarquia.

- Publicidade -

Fausto Napier nasceu no Sardoal, distrito de Santarém, em 1915. Aos 18 anos veio para Albufeira, onde começou a trabalhar com uma máquina de rua no Largo Eng.º Duarte Pacheco. Mais tarde, monta o seu próprio estúdio em casa, tendo-se dedicado à arte de bem fotografar em estúdio. As suas fotografias constituem um registo da história do concelho, sendo frequentemente utilizadas em diversas publicações. O fotógrafo veio a falecer aos 69 anos, na cidade de Albufeira.

Depois da exposição patente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em 1993, o município volta a organizar uma mostra dedicada à obra do fotógrafo. De 2 de dezembro a 3 de janeiro de 2012, o espólio fotográfico de Fausto Napier poderá ser apreciado numa exposição a ter lugar no primeiro piso do edifício da câmara municipal.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.