Primeiro-ministro chinês passa semana na Europa para aprofundar laços económicos

ouvir notícia

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, partiu hoje para Atenas, primeira etapa de um périplo de uma semana pela Europa e cuja agenda inclui a cimeira anual União Europeia-China, marcada para quarta-feira, em Bruxelas.

É a primeira visita de um chefe de governo chinês à Grécia em 24 anos e ficará marcada pela assinatura de “vários acordos de cooperação e contratos empresariais”, adiantou um diplomata chinês.

A deslocação de Wen Jiabao a Atenas “enviará ao mundo um sinal claro de que a China confia nas perspetivas económicas da Grécia e adotou medidas práticas para apoiar o país”, disse hoje um jornal oficial citando o embaixador chinês na Grécia, Luo Linquan.

- Publicidade -

“Os investidores chineses terão oportunidade para forjar novos acordos no turismo, construção naval, novas energias e outros setores”, afirmaram dois ministros gregos ao jornal China Daily.

Wen Jiabao viaja com seis ministros, entre os quais Zhang Ping, diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal órgão de planeamento económico do país, e com o governador do Banco Central chinês, Zhou Xiaochuan.

Além da Grécia e da Bélgica, o primeiro-ministro chinês visitará a Itália e a Turquia, numa viagem destinada a “aprofundar os laços económicos entre a China e a União Europeia”. .

“É de crucial importância que a China e a Europa mantenham estabilidade económica, ultrapassem a crise e restaurem o crescimento”, disse Fu Ying, vice-ministra chinesa dos Negócios Estrangeiros.

A União Europeia é o maior parceiro comercial da China.

Pelas contas chinesas, nos primeiros oito meses deste ano, o comércio entre a China e a UE excedeu os 300 mil milhões de dólares (225 mil milhões de euros), mais 36,2 por cento que em igual período de 2009.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.